Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

28 abril 2005

Resumos das comunicações

Os resumos das comunicações a serem apresentadas no Colóquio “Contributos para o Diálogo” que se vai realizar no próximo dia 14 de maio, pelas 14:30, na biblioteca Municipal de Mangualde irão ser disponibilizados muito brevemente.

07 abril 2005

Colóquio "Contributos para o Diálogo"


Data 14 de Maio de 2005, 14:30h
Local Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde

Programa

14:30h
Sessão de Abertura
Apresentação do Movimento “Filhos da Terra” e do Colóquio “Contributos para o Diálogo”
Fernando Pau-Preto - Filho da Terra, Lic. em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro e Mestrando em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)/Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Urbanista na Câmara Municipal do Porto

João Martins – Filho da Terra, Lic. em Design de Equipamento pela Escola Superior de Arte e Design (ESAD) de Matosinhos, Pós-graduado em Design Industrial pela Glasgow School of Art da Escócia/Centro Português de Design (CPD), Mestre em Design Industrial pela FEUP/ESAD, Professor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Designer consultor do CPD.

14:45h
Competitividade Territorial
Carlos Oliveira, Lic. em Engenharia Civil pela FEUP e Mestre em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano pela FEUP/FAUP, Doutorando pela FEUP, Eng. Civil na Câmara Municipal do Porto.

15:00h
Tecnologias da Informação e Comunicação
Gulherme Dias – Filho da Terra, Lic. em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Quadro da NovaBase, Sales Specialist

15:15h
Design e Identidade
Álvaro Sousa, Lic. em Design de Comunicação pela ESAD de Matosinhos, Mestre em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Professor na Universidade de Aveiro, Designer consultor do CPD.

15:30h
Pausa para café

15:45h
Espaço Público
Álvaro Andrade, Lic. em Arquitectura pela FAUP e Mestre em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano pela FEUP/FAUP, Professor na FAUP.

16:00h
Património e Turismo
José Paulo – Filho da Terra, Lic. em História da Arte pela Universidade Portucalense.

16:15h

Qualidade de Vida Urbana Idalina Machado, Lic. em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Mestre em Sociologia pela FLUP, Professora no Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

16:30h

Debate

17:00h

Encerramento dos trabalhos

04 abril 2005

"Contributos para o Diálogo"

O Movimento Cívico ”Filhos da Terra” irá iniciar as suas actividades com uma iniciativa designada “Contributos para o Diálogo”, onde especialistas convidados e filhos da terra se encontram para promover o diálogo.

Este diálogo incidirá sobre temáticas que fazem actualmente parte do complexo de variáveis condicionantes da competitividade territorial, não só de locais e de cidades como de regiões, e que vão muito para além da captação de investimento industrial. É urgente a exploração de novos conceitos e paradigmas como contributos para a construção de novas respostas para as novas necessidades dos cidadãos, favorecendo a harmonia entre o poder local e os munícipes.

Nesse sentido, a iniciativa contará com 6 painéis temáticos, nomeadamente: competitividade territorial, tecnologias da informação e comunicação, design e identidade, espaço publico, património e turismo, qualidade de vida urbana. Sem querer esquecer outras temáticas, entendem-se que estas são representativas do conjunto de preocupações actuais que conformam os modelos de desenvolvimento sustentado. Estes modelos constituem-se hoje como um dos novos desafios das estruturas urbanas em que a sua real implementação contribui para a fixação dos habitantes locais e a conquista de novos visitantes.

Objectivamente, pretende-se mostrar através desta iniciativa, vias alternativas de pensamento e de acção - apoiadas em testemunhos de quem possui outras experiências - que nos possam ajudar a traçar os caminhos do futuro da nossa terra. O debate que se seguirá apresenta-se como um meio de aumentar a participação dos cidadãos locais que terão a oportunidade de expor os seus pontos de vista e dialogar com os oradores intervenientes.

Desta forma pensamos ver garantida a nossa contribuição para a inscrição de determinadas temáticas e preocupações nas estratégias de quem nos vier a governar e incentivar a sociedade civil a participar activamente em prol do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida na nossa cidade.

 
Site Meter