Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

24 outubro 2007

Louvor à comunidade educativa da Escola Secundária Felismina Alcântara de Mangualde

A nossa comunidade continua de parabéns, nesta feita é no ensino.
Parabéns ao trabalho desenvolvido pelos aos alunos, pais e professores e a todos aqueles que contribuíram para esta notável performance.

O Ministério da Educação disponibilizou os resultados dos exames nacionais do ensino secundário referentes ao ano lectivo 2006/07. Como tem vindo a ser hábito há uns anos a esta parte, são normalmente os periódicos que efectuam a análise dos dados e que posteriormente apresentam os rankings com os resultados das escolas.

Estes rankings valem o que valem e cada um que tire as ilações que entender, eu fiquei muitíssimo satisfeito. Realço que os resultados pelos diferentes jornais muitas vezes divergem entre devido a utilizarem diferentes critérios.

De acordo com site do Jornal de Notícias e pelo estudo que a sua equipa apresentou hoje, podemos afirmar que num universo de 608 escolas a Escola Secundária Felismina Alcântara de Mangualde ocupa a 52.ª posição a nível nacional no ranking de escolas secundárias.

Na nossa escola foram realizados 265 exames e a classificação média de exame foi de 114,96 valores.

De realçar:
Média nacional - 97,97 valores
Média nacional das escolas privadas - 101,81 valores
Média nacional das escolas públicas - 97,01 valores

Se efectuarmos uma análise mais fina, considerando apenas as escolas públicas a Escola Secundária Felismina Alcântara de Mangualde ascenda à 26.ª posição. Mais, se consideramos a dimensão urbana onde estas comunidades educativas se encontram, comparando com concelhos da nossa dimensão então surge na excelente 3.ª posição, apenas depois de São João da Madeira e Albergaria-a-Velha.


Mini Ficha Técnica / Critérios:

Trabalho executado pelo JN, elaborado com base nas classificações obtidas nos exames nacionais dos 11.º e 12.º anos no ano de 2006/07.
O JN calculou a classificação média dos exames dos 11.º e 12.º anos às oito disciplinas com maior número de alunos inscritos:

  • Português (código 639),
  • Matemática (635),
  • Física e Química (715),
  • Biologia e Geologia (702),
  • Geografia (719),
  • Economia (712),
  • História (623),
  • Matemática aplicada às Ciências Sociais (835).
Foram apenas considerados as provas realizadas na primeira fase por alunos internos.

Vivam as parcerias público-privadas!

Os MANGUALDENSES estão de parabéns.

Pode parecer estranho esta minha exaltação, mas tal deve-se ao facto de no mesmo fim-de-semana terem ocorrido duas sessões de esclarecimento sobre parcerias público-privadas na nossa terra e que às quais os Mangualdenses aderiram massivamente, demonstrando a sua maturidade cívica.

Apesar de provavelmente terem estado as máquinas partidárias a angariar pessoas para participarem nos distintos eventos, e partindo do pressuposto que pelo menos 1/5 dos presentes estiveram nas duas sessões (eu fui um deles, mas vi bastantes mais) foi de facto muito gente que quis saber mais acerca do seu futuro.

Como sabem, sempre foi intenção deste Movimento Cívico despoletar discussões pela positiva sobre o desenvolvimento do nosso Concelho. Para nós, foi uma cabal prova de participação pública e a demonstração que se os poderes legalmente instituídos (sejam eles quais forem) mostrarem abertura quanto à auscultação das populações, estas aderem.

Por todas as razões anteriormente mencionadas os meus parabéns a todos os Mangualdenses.

Uma nota final sobre as duas sessões de esclarecimento nas quais tive oportunidade de intervir e para que não fique qualquer tipo de dúvidas quanto ás palavras que proferi: "Não apoiei o projecto, nem opinei sobre a qualidade do mesmo. Parece-me sim, ser este o caminho inevitável a explorar. Ou seja, sou a favor do MODELO."

16 outubro 2007

Parcerias público-privadas nas autarquias, fuga em frente ou inevitabilidade incontornável ?

Não sou economista nem tão pouco analista financeiro, contudo, tenho uma opinião e o direito e dever, como cidadão, de partilhar o meu ponto de vista a quem estiver interessado.

Aquando dos meus tempos de estudante universitário tive a possibilidade de participar no Programa ERASMUS (obrigado UE), na Universidade de Nijmegen, Holanda. Nas disciplinas de planeamento, abordava-se constantemente as PPPs (Public, Private, Partnership), apesar de já terem passado mais de 10 anos, ei-las na berra no nosso País e até no nosso município.

Mas o que é que é uma parceria público-privada ?
É bastante simples, cria-se uma associação entre partes, a qual se demonina de parceria, onde haverá uma partilha de responsabilidades para a execução de um determinado projecto, ou conjunto de projectos.

Mesmo sem analisar as contas públicas municipais de Mangualde, e dadas as condicionantes legais existentes, parece que este será o caminho inevitável a explorar.

Apesar dos decisores políticos terem toda a legitimidade para optarem por esta via, sou apologista que quando se pretende tomar uma decisão estratégica de longo prazo deverá também ser promovida uma discussão sobre a temática, até porque, poderá condicionar a gestão autárquica futura.

Julgo ser fundamental que se disponibilizem os termos contratuais de qualquer parceria público-privada e que se efectuem todos os esclarecimentos quanto à forma de realização/operacionalização da mesma.

Mais, independente da opção, e devido a ter vindo a público esta questão da constituição de uma parceria público-privada entre a autarquia de Mangualde e eventuais investidores privados, penso que existe outra questão de fundo bastante pertinente.

Trata-se da estratégia de desenvolvimento que, com certeza, assentou num diagnóstico que levou à eleição de um conjunto de projectos ou intenções de projectos e que afinal parece-me ser a razão desta parceria.

Ora, os projectos ou intenções apresentados são com certeza necessários, mas porquê estes e não outros ?
Qual o fio condutor que os une ?
Quais as metas e objectivos a atingir ?
Pessoalmente gostaria de poder consultar o diagnóstico que levou a esta estratégia e quem sabe, se houver espaço para a recolha de contributos, de contribuir civicamente para uma eventual melhoria do documento. Um consenso alargado sobre a estratégia, com a definição dos objectivos e metas a atingir parece-me altamente vantajoso para todos os Mangualdenses.


Para quem pretenda saber um pouco mais sobre estas parecerias, não fiz mais do que ir ao Google e efectuar uma pesquisa. Seleccionei os seguintes links para os interessados:

Porto com Pinta

Portal Comissão Europeia

Comunicado de imprensa do Gabinete do Ministro de Estado e das Finanças (2006-04-27)

Semiramis, Irreflexão política, social e económica

 
Site Meter