Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

18 janeiro 2008

Presidente do Grupo francês garante: PSA Peugeot Citroën conta com Mangualde para o futuro

A PSA Peugeot Citroën considera que a actividade da sua fábrica de Mangualde está a correr “francamente bem” e continua a contar com esta unidade fabril para o futuro da marca.

A posição foi defendida esta manhã pelo presidente da companhia, apesar de horas mais tarde o ministro Manuel Pinho ter falado de uma possível deslocalização para Marrocos.


Por Adriano Oliveira (ao@mediafin.pt), in www.jornaldenegocios.pt, publicado a 17 de Janeiro de 2008

A PSA Peugeot Citroën considera que a actividade da sua fábrica de Mangualde está a correr "francamente bem" e continua a contar com esta unidade fabril para o futuro da marca. A posição foi defendida esta manhã pelo presidente da companhia, apesar de horas mais tarde o ministro Manuel Pinho ter falado de uma possível deslocalização para Marrocos.

Durante a conferência de imprensa para o lançamento de dois novos veículos, a Citroën Berlingo e a Peugeot Partner, em Vigo, Fhilippe Streiff falou da actividade da unidade fabril localizada em Portugal.

O presidente da companhia francesa, questionado sobre se a PSA continua a contar com Mangualde para o futuro da marca, assegurou que a fábrica "está francamente bem" e vai continuar a produzir os dois modelos actuais, até à saturação da marca na unidade de Vigo.

Não houve, nas declarações proferidas esta manhã em Vigo pelo presidente da companhia, qualquer referência a uma possível deslocalização da fábrica de Mangualde para outro país.

Ainda assim, horas depois, o ministro da Economia fez um veemente apelo para que sejam disponibilizados "rapidamente" os terrenos necessários para permitir a expansão da fábrica da Citroen em Mangualde e assim se evite a sua deslocalização para Marrocos.

Fonte oficial da PSA garante que este cenário não foi colocado em cima da mesa por parte do CEO da companhia.

"Faço um apelo a quem tem capacidade para resolver a questão dos terrenos em Mangualde para o fazer rapidamente, uma vez que a unidade é extremamente importante em termos de emprego, em termos nacionais e regionais", declarou Manuel Pinho no final do Conselho de Ministros, de acordo com a agência Lusa.

Em Portugal o grupo francês tem, além da rede comercial, uma fábrica em Mangualde, com aproximadamente 1.200 funcionários e uma produção superior a 50 mil veículos anuais, entre Citroën Berlingo e Peugeot Partner. Esta unidade serve de à unidade central da PSA, localizada em Vigo.


Manuel Pinho alerta para perigo de deslocalização da Citroën para Marrocos

In Jornal Público de 18.01.2008, baseado em LUSA

O ministro da Economia quer "rapidamente" terrenos disponíveis para que a Citroën Mangualde não saia de Portugal
a O ministro da Economia fez ontem um veemente apelo para que sejam disponibilizados "rapidamente" os terrenos necessários para permitir a expansão da fábrica da Citroën em Mangualde e assim se evite a sua deslocalização para Marrocos.
"Faço um apelo a quem tem capacidade para resolver a questão dos terrenos em Mangualde para o fazer rapidamente, já que a unidade é extremamente importante em termos de emprego, em termos nacionais e regionais", declarou Manuel Pinho no final do Conselho de Ministros.
Em conferência de imprensa, Manuel Pinho advogou que a indústria automóvel "está a viver um bom momento em Portugal" e que ainda na semana passada a Autoeuropa de Palmela anunciou a intenção de produzir um quarto modelo e consequente "duplicação da sua produção". "Isto demonstra que Portugal pode ser competitivo no sector automóvel, quer nas marcas, quer no mercado dos componentes", disse.
Contudo, o membro do Governo salientou que a indústria automóvel em Portugal "não é homogénea", havendo unidades multiproduto (caso da Autoeuropa) e monoproduto (caso da Citroën de Mangualde, que está inserida numa cadeia, com unidade central localizada em outro país).
Manuel Pinho disse que "tem havido contactos próximos" entre o seu ministério e a administração da fábrica de Mangualde, quer em Portugal, quer em França.
"Têm sido dadas garantias quanto à unidade actual, mas [a administração] coloca a possibilidade de expansão da sua produção", observou. Para que haja uma atitude de "competitividade, é essencial darem-se boas condições às empresas" e, no caso da Citroën, "terrenos para a expansão da fábrica".

Pinho defende fábrica da PSA

In Jornal de Notícias de 18 de Janeiro de 2008

O ministro da Economia, Manuel Pinho, fez ontem, após o Conselho de Ministros, um apelo para que seja facilitada ao Grupo PSA (Peugeot e Citroën) os terrenos de que necessita para ampliar a sua fábrica de Mangualde, falando mesmo de uma possível deslocalização da unidade para Marrocos. Em conferência de imprensa, Pinho admitiu, paralelamente, que tem havido contactos entre o seu Ministério e o grupo automóvel francês.

"Faço um apelo a quem tem capacidade para resolver a questão dos terrenos em Mangualde para o fazer rapidamente, uma vez que a unidade é muito importante em termos de emprego [cerca de 1200 postos de trabalho]", declarou, citado pela agência Lusa. O ministro fez este apelo horas depois de ter sido lançada oficialmente, em Vigo, a mais recente geração dos veículos comerciais ligeiros do grupo francês - o Peugeot Partner e o Citroën Berlingo - que têm sido produzidos na fábrica galega e, também, na de Mangualde, no que pode considerar-se um regime de "apoio", a que corresponde cerca de 50 mil veículos anuais.

Naquela apresentação, no entanto, o CEO do Grupo PSA, Phillippe Streiff, limitou-se a declarar que a produção em Mangualde está a correr "francamente bem" e que a fábrica portuguesa vai continuar a produzir os dois modelos actuais.

 
Site Meter