Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

29 junho 2012

Curva da A25 rende 10 milhões em multas


Por Sandra Ferreira, JN online de 2012-05-06 às 01:09

É uma curva que dá milhões. Tem um raio de 240 graus, está na A25, em Viseu, e é controlada por radar. Em pouco mais de cinco anos, gerou, no mínimo, dez milhões de euros em infrações. Só um condutor foi multado 47 vezes. 



São quase 100 mil multas por excesso de velocidade entre Outubro de 2006 e Dezembro de 2011. Ou seja, dez milhões de euros numa única curva da A25, em Viseu, na zona do Caçador, à média de dois milhões de euros/ano. Ganhou o nome de "bossa do camelo", por ser anormalmente acentuada para uma auto-estrada, onde só em 2011 circularam quase 3, 5 milhões de viaturas.

Esta polémica curva fez correr muita tinta, mesmo antes de ter sido inaugurada, em setembro de 2006, devido à sua perigosidade. Chegou a ser alvo de uma providência cautelar interposta por moradores de Barbeita e da zona do Caçador e pela Associação dos Condutores Automobilizados (ACAM), que pretendiam impedir que a curva fosse incluída no traçado da A25. Só conseguiram que o juíz obrigasse os construtores a reforçarem a sinalização. Assim é.

22 junho 2012

Terceira ligação de gás a Espanha derrapa para o ano 2018


Por Miguel Prado in Negócios online a 17 Junho 2012 | 23:30

ERSE denunciou, na revisão tarifária do gás, que há investimento excessivo na armazenagem subterrânea.

Portugal ainda terá de esperar pelo menos seis anos para que a terceira interligação de gás natural com Espanha seja uma realidade. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) revela, numa análise aos investimentos do sector (no âmbito da revisão das tarifas de gás), que ao nível do projecto que ligará Mangualde a Zamora "a previsão para entrada em exploração passa de Dezembro de 2015 para Dezembro de 2018. Ou seja, verificou-se um adiamento de três anos".

Soares da Costa vai construir novo gasoduto para ligar Portugal a Espanha


Por Inês Sequeira in PÚBLICO de 04.05.2012

A Soares da Costa foi selecionada pela REN, gestora portuguesa das redes de transporte de eletricidade e gás natural, para construir o gasoduto Mangualde-Celorico-Guarda que irá ligar Portugal e Espanha através de Zamora.

A obra tem uma extensão de cerca de 75 quilómetros, com diâmetros de 700 e de 300 milímetros, e o valor da adjudicação ascende a 16,8 milhões de euros, adianta a construtora portuguesa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O novo empreendimento irá avançar no âmbito do mercado ibérico do gás, uma das questões que estiveram em cima da mesa na última cimeira luso-ibérica, que se realizou no Porto na última terça-feira. O projecto tem vindo a ser defendido pela REN e também foi referido pelo ex-secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes (que tinha vindo desta empresa), como essencial para assegurar a segurança do abastecimento nacional de gás.

Este projecto será o terceiro gasoduto que liga os dois países. Portugal recebe uma parte do gás natural que importa da Argélia, através de gasodutos que vêm do Magrebe e entram na Península Ibérica pelo Sul de Espanha antes de atravessarem a fronteira para o lado português. Uma grande parte do restante gás natural entra em território nacional através do terminal de gás liquefeito do porto de Sines e é adquirido à Nigéria.

No seu comunicado, a Soares da Costa lembra também que está presente em Moçambique "há cerca de 30 anos", um país para onde a REN "tem planos de investimento interessantes".

 
Site Meter