Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

25 julho 2012

Peugeot Citroen de Mangualde vai manter os 900 postos de trabalho


12 Julho 2012 | 12:10 - Jornal de Negócios Online

O diretor financeiro da PSA - Peugeot Citroën de Mangualde, Elísio Oliveira, garantiu hoje que este centro de produção soube redimensionar-se e, mesmo com a quebra acentuada no mercado europeu, manterá os seus 900 postos de trabalho.

 A Peugeot Citroen anunciou hoje que vai cortar 8.000 postos de trabalho em França, devido a uma quebra acentuada no mercado europeu que originou perdas no primeiro semestre do ano, apesar de não ter especificado o seu valor.

"A empresa de Mangualde tem sido muito reativa e, logo no final do primeiro trimestre, redimensionou-se, passando de três para duas equipas, para não ser uma empresa problemática no seio do grupo", afirmou Elísio Oliveira à agência Lusa.

Em Abril, a empresa deixou de ter o terceiro turno de produção, não renovando os contratos aos 350 trabalhadores que o integravam. Retomou então a produção em dois turnos, acabando com a equipa da noite, que tinha entrado em Novembro de 2010.

Desta forma, segundo o diretor financeiro, "não é hoje uma empresa com sobre efetivos", conseguindo ser "equilibrada nos custos".

"Esta reatividade é fundamental para defender a sustentabilidade da empresa a prazo", frisou.

Elísio Oliveira referiu que se mantêm as previsões de o centro de Mangualde aumentar este mês a produção em 30% relativamente a Junho, produzindo 4.500 veículos.

Neste âmbito, depois de um primeiro semestre que ficou marcado por uma baixa de atividade de 12% comparativamente a 2011, o segundo semestre começa de forma animadora devido à necessidade de reajustamento dos 'stocks' comerciais.

Está prevista para este mês uma produção de 4.500 veículos, quando em Junho esta tinha sido de 3.370 e, em Julho do ano passado, de 4.100.

O responsável confirmou que se mantém também o objetivo de, no conjunto do ano, produzir entre 42.000 e 44.000 veículos.

A PSA Peugeot Citroën produz os veículos Citroën Berlingo e Peugeot Partner. É a maior empresa da região e uma das maiores exportadoras de Portugal.

 
Site Meter