Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

30 janeiro 2013

Reorganização administrativa do território das freguesias aprovada


O diploma com a reorganização administrativa do território das freguesias foi publicada no passado dia 28 de janeiro. Ou seja, as novas freguesias foram aprovadas.
 Consultar aqui Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro (Página 65)


Relembramos as novas freguesias:
- União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta com sede em Mangualde;
- União de Freguesias de Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe do Mato com sede em Moimenta de Maceira Dão;
- União de Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães com sede em Santiago de Cassurrães;
- União de Freguesias deTavares (Chãs, Várzea e Travanca) com sede em Chãs de Tavares.
As restantes freguesias mantêm-se.

Consulta Pública da Revisão do Plano Diretor Municipal de Mangualde


Na reunião de câmara realizada no dia 28 de janeiro de 2013 foi deliberado a decisão para a abertura do processo de consulta pública ao novo PDM de Mangualde.

Somente após o quinto dia útil após a publicação do aviso em Diário da República é que todos os interessados poderão  consultar o documento, tendo para tal 35 dias úteis, para consultar os elementos do PDM.

A saber, convirá ter especial atenção a:
-       Proposta de Regulamento;
-       Planta de Ordenamento;
-       Planta de Condicionantes;
-       Relatório de Diagnóstico;
-       Restante cartografia específica...

Todos estes elementos estarão disponíveis nos serviços municipais da autarquia (Gabinete do PDM) na página da internet da Câmara Municipal de Mangualde em www.cmmangualde.pt .

O PDM é o instrumento estratégico para o desenvovimento do nosso concelho, não deixe de consultar e de fornecer o seu contributo.

25 janeiro 2013

Quem é o quê na CMM - Estrutura Flexível



No Diário da República, 2.ª série (N.º 18) de 25 de janeiro de 2013, foi publicado o Despacho n.º 1578/2013 com a estrutura flexível da Câmara Municipal de Mangualde, o qual reflete a organização interna dos serviços municipais. 
Para aceder clique Despacho n.º 1578/2013

11 janeiro 2013

Automotora descarrilou na Beira Alta


POR Por Carlos Cipriano IN PÚBLICO,10/01/2013 - 23:20 (atualizado às 01:00 de 11/01/2013)
Um comboio regional que circulava entre Coimbra e Guarda, descarrilou nesta quinta-feira, pelas 20h30, perto do apeadeiro de Abrunhosa (Mangualde) devido à queda de uma barreira sobre a via-férrea. O embate em pedras de grande dimensão fez descarrilar o primeiro conjunto de rodados da composição – uma Unidade Tripla Elétrica (UTE) -, mas não provocou feridos nem avultados danos materiais.
Os prejuízos maiores foram para os passageiros, que tiveram de fazer transbordo rodoviário, o mesmo tendo acontecido aos que seguiam no Intercidades da Beira Alta. Este comboio deveria ter chegado à Guarda às 22h42, mas, com o transbordo, os seus passageiros só chegaram aquela cidade à meia-noite.
Para esta madrugada, a CP está a montar uma operação de transbordo para os passageiros dos comboios internacionais Lusitânia Expresso (Lisboa-Madrid) e Sud Expresso (Lisboa-Hendaya), que circulam acoplados numa só composição e que deveriam passar no local pela 1h. Os passageiros dos comboios homólogos, precedentes de Hendaya e Madrid, deverão também ficar impedidos de prosseguir viagem sobre carris, recorrendo-se a transbordo, uma vez que as operações de carrilamento da automotora sinistrada deverão durar toda a noite.
A Beira Alta é uma linha de via única.
Um comboio socorro estacionado na Pampilhosa dirigiu-se durante a noite para o local do descarrilamento para voltar a colocar a automotora nos carris.
O regional acidentado saiu às 18h06 de Coimbra e deveria ter chegado à Guarda às 21h01. Na altura do descarrilamento seguia uma dezena de passageiros a bordo.

 
Site Meter