Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

04 abril 2005

"Contributos para o Diálogo"

O Movimento Cívico ”Filhos da Terra” irá iniciar as suas actividades com uma iniciativa designada “Contributos para o Diálogo”, onde especialistas convidados e filhos da terra se encontram para promover o diálogo.

Este diálogo incidirá sobre temáticas que fazem actualmente parte do complexo de variáveis condicionantes da competitividade territorial, não só de locais e de cidades como de regiões, e que vão muito para além da captação de investimento industrial. É urgente a exploração de novos conceitos e paradigmas como contributos para a construção de novas respostas para as novas necessidades dos cidadãos, favorecendo a harmonia entre o poder local e os munícipes.

Nesse sentido, a iniciativa contará com 6 painéis temáticos, nomeadamente: competitividade territorial, tecnologias da informação e comunicação, design e identidade, espaço publico, património e turismo, qualidade de vida urbana. Sem querer esquecer outras temáticas, entendem-se que estas são representativas do conjunto de preocupações actuais que conformam os modelos de desenvolvimento sustentado. Estes modelos constituem-se hoje como um dos novos desafios das estruturas urbanas em que a sua real implementação contribui para a fixação dos habitantes locais e a conquista de novos visitantes.

Objectivamente, pretende-se mostrar através desta iniciativa, vias alternativas de pensamento e de acção - apoiadas em testemunhos de quem possui outras experiências - que nos possam ajudar a traçar os caminhos do futuro da nossa terra. O debate que se seguirá apresenta-se como um meio de aumentar a participação dos cidadãos locais que terão a oportunidade de expor os seus pontos de vista e dialogar com os oradores intervenientes.

Desta forma pensamos ver garantida a nossa contribuição para a inscrição de determinadas temáticas e preocupações nas estratégias de quem nos vier a governar e incentivar a sociedade civil a participar activamente em prol do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida na nossa cidade.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Normalmente os barões locais não costumam ter a humildade de querer aprender, pois participar em eventos destes é entendida pelos mesmos como um sinal de fraqueza...

20/5/05 18:11

 
Anonymous Anónimo disse...

Normalmente os barões locais não costumam ter a humildade de querer aprender, pois participar em eventos destes é entendida pelos mesmos como um sinal de fraqueza...

20/5/05 18:11

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter