Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

16 agosto 2010

CADERNOS DA TERRA

Após cerca de oito meses sem novidades neste Blog dos Filhos da Terra de Mangualde, eis-nos de regresso com a mesma vontade de sempre. Se bem se recordam no 2.º colóquio “Contributos para o Diálogo” que ocorreu a 5 de Maio de 2009, apresentámos a intenção de criar uma colecção de pequenos livros de dedicados exclusivamente a Mangualde, colecção essa denominada CADERNOS DA TERRA.

Na altura, foram definidos diversos parâmetros básicos para a colecção, tendo sido dadas desde logo as respostas às seguintes questões:

- O que são ? Uma colecção de Livros sobre Mangualde;
- Objectivo ? Contribuir para a preservação do nosso legado comum;

- De quem ? De todos os mangualdenses que possuam material com relevância para publicação;
- Exemplos: CNE | RVM | Pesca e Caça | Columbófilia | Automobilismo | ACDRs | Ranchos Folclóricos| Figuras ilustres mangualdenses | Comércio tradicional | Associações já extintas: BIG BEN, Viralatas, Raíz... | Crónicas publicadas nos jornais locais | Etc.

Tal pretensão, tornou-se finalmente realidade, com muita dedicação e um enorme esforço, tendo sido esta uma das principais razões da nossa ausência no Blog. O primeiro
número da colecção foi editado sob a chancela do Renascimento e intitula-se “LEITARIA CAROLA, o primeiro café de Mangualde e as suas receitas centenárias”.

Para além do apoio do Renascimento, contámos com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, bem como de algumas empresas locais, nomeadamente, da Casa JAMA, da Ourivesaria Pereirinha, da Ricarconta e da Pastelaria Madeira, aos quais agradecemos.

O lançamento do primeiro livro da colecção ocorrerá no próximo dia 10 de Setembro de 2010, pelas 21:00 na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves em Mangualde e todos os interessados estão desde já convidados.
Para mais informações sobre o livro consultar o site do autor.

De modo a prolongar a colecção dos Cadernos da Terra, torna-se de todo imprescindível que todos aqueles que possuam material que considerem que tenha potencial para ser publicado que entre em contacto com os filhos da terra, deixando um comentário no Blog.

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Grande iniciativa

19/8/10 10:38

 
Anonymous Anónimo disse...

Valentes, sempre a chover no molhado... se lá estiverem 20 pessoas já vai ser um pau (esta do pau foi boa :)

26/8/10 10:30

 
Anonymous Anónimo disse...

de pau deves perceber muito...so' a familia e amigos davam para encher qualquer espaço de Mangualde...e' dor de corno?
T

5/9/10 14:23

 
Anonymous Fernando Pau-Preto disse...

Pede-se o favor para que sejam comedidos e construtivos nos comentários.
Aos indecisos em deslocar-se à biblioteca informa-se que após a breve cerimónio poderão experimentar 5 das receitas que se encontram no livro: Pão-de-ló fino (com canela), Pão-de-ló muito fino (limão), Queques, Bolo de Prata e Raivas acompanhado por espumante. As 4 primeiras receitas são fornecidos pela Pão-Pão Queijo-Queijo que posteriormente irá comercial o Pão-de-ló Carola.

Para os que não poderão ir na 6.ª Feira, informa-se que no dia seguinte, sábado, pelas 17:00 o livro irá também ser apresentado na FNAC de Viseu.

9/9/10 14:46

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter