Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

11 janeiro 2013

Automotora descarrilou na Beira Alta


POR Por Carlos Cipriano IN PÚBLICO,10/01/2013 - 23:20 (atualizado às 01:00 de 11/01/2013)
Um comboio regional que circulava entre Coimbra e Guarda, descarrilou nesta quinta-feira, pelas 20h30, perto do apeadeiro de Abrunhosa (Mangualde) devido à queda de uma barreira sobre a via-férrea. O embate em pedras de grande dimensão fez descarrilar o primeiro conjunto de rodados da composição – uma Unidade Tripla Elétrica (UTE) -, mas não provocou feridos nem avultados danos materiais.
Os prejuízos maiores foram para os passageiros, que tiveram de fazer transbordo rodoviário, o mesmo tendo acontecido aos que seguiam no Intercidades da Beira Alta. Este comboio deveria ter chegado à Guarda às 22h42, mas, com o transbordo, os seus passageiros só chegaram aquela cidade à meia-noite.
Para esta madrugada, a CP está a montar uma operação de transbordo para os passageiros dos comboios internacionais Lusitânia Expresso (Lisboa-Madrid) e Sud Expresso (Lisboa-Hendaya), que circulam acoplados numa só composição e que deveriam passar no local pela 1h. Os passageiros dos comboios homólogos, precedentes de Hendaya e Madrid, deverão também ficar impedidos de prosseguir viagem sobre carris, recorrendo-se a transbordo, uma vez que as operações de carrilamento da automotora sinistrada deverão durar toda a noite.
A Beira Alta é uma linha de via única.
Um comboio socorro estacionado na Pampilhosa dirigiu-se durante a noite para o local do descarrilamento para voltar a colocar a automotora nos carris.
O regional acidentado saiu às 18h06 de Coimbra e deveria ter chegado à Guarda às 21h01. Na altura do descarrilamento seguia uma dezena de passageiros a bordo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter