Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

27 novembro 2006

O ULTIMATO

Deixamos à consideração mais um registo sobre a temática que há muito vimos a destacar, contudo, convirá salientar que o preço do solo está directamente relacionado à sua capacidade construtiva... e fico-me por aqui !

“Citroën reclama revisão do PDM de Mangualde para alargar a fábrica”
PÚBLICO nº 6086 Sábado, 25 de Novembro de 2006, por Maria Albuquerque

Se não puder apresentar uma possibilidade, concreta e certa, durante os próximos meses, o centro de produção de Mangualde deixará de ser considerado no plano de desenvolvimento estratégico do Grupo PSAA Peugeot Citroën Automóveis Portugal SA fez um ultimato à Câmara de Mangualde para que esta reveja, nos próximos meses, a classificação no Plano Director Municipal (PDM) das zonas circundantes à fábrica ou, caso contrário, o centro de produção do concelho "deixará irremediavelmente de ser considerado no Plano de Desenvolvimento Estratégico do Grupo PSA". O aviso foi feito à autarquia através de uma carta enviada esta semana à vereadora Sara Vermelho, em resposta a uma missiva da autarquia, de 14 de Novembro, cujo conteúdo "surpreendeu" a Peugeot Citroën já que nela a câmara solicitava "esclarecimentos sobre as necessidades de terrenos para expansão das instalações" da fábrica, das quais teria tomado conhecimento pela comunicação social. "Relembro que, na sequência de vários encontros mantidos com o presidente da câmara [António Soares Marques], este assunto foi referido, nomeadamente em Abril 2001, numa reunião, onde [o presidente da autarquia] foi informado oficialmente, e posteriormente confirmado através do envio de uma carta, que a previsão das necessidades de espaço para evolução necessária da fábrica era num total de 80 mil metros quadrados, dividido em 20 mil a poente e 60 mil a nascente, solicitando uma evolução do PDM que facilitasse a disponibilidade dos terrenos", escreve a direcção da empresa. Acrescenta que, a 13 de Maio de 2004, durante a visita do então ministro da Economia, Carlos Tavares, as pretensões da empresa foram reiteradas, em presença de Soares Marques.

Por isso, na carta enviada esta semana, a direcção da Peugeot Citroën Automóveis Portugal volta a solicitar que "seja revista a situação actual do PDM, com a transformação das zonas circundantes da fábrica de classificação urbana para industrial, assim como as medidas de acompanhamento necessárias". Acrescenta que, se "não puder apresentar à PSA em Paris uma possibilidade, concreta e certa, durante os próximos meses, o centro de produção de Mangualde deixará irremediavelmente de ser considerado no Plano de Desenvolvimento Estratégico do Grupo PSA, com todas as consequências negativas resultantes para a evolução económico-social de toda a região". O PÚBLICO tentou sem sucesso obter uma reacção por parte do presidente da Câmara de Mangualde.

2 Comentários:

Blogger Agnelo Figueiredo disse...

Olá Pau-Preto

"... convirá salientar que o preço do solo está directamente relacionado à sua capacidade construtiva... e fico-me por aqui"

Bom, de facto isso é quase sempre assim. Quase sempre.
Neste caso concreto, NÃO É.
Para os proprietários dos terrenos envolventes da Citroen, nomeadamente para Nascente, não importa nada a classificação dos solos. Até poderiam ser Reserva Ecológica. Eles nem querem saber.
NÃO VENDEM! NÃO QUEREM VENDER!
E os que admitem, sabem que é para a Citroen...
Não preciso de dizer mais nada, pois não?

Já agora:
Nem imaginas quantas reuniões já se realizaram naquela Câmara com proprietários, com a Citroen, e com ambos!

30/11/06 02:34

 
Blogger Fernando Pau-Preto disse...

Caro Eng. Agnelo

Não me leve a mal, mas se os terrenos fossem meus se clahra também não vendia, e já agora se os terrenos fossem seus e se não necessitasse de vender, o que é que o senhor faria! Realço que não sei mesmo de quem são os terrenos.

Já agora e aqui neste blog, que pouca gente vem visitar, olhe que eu já participei numa reunião com outros fins na câmara e fiquei MUITO DECEPCIONADO com as alternativas que me apresentaram...

30/11/06 14:13

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter