Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

14 março 2011

PSD exige discussão pública sobre praia artificial em Mangualde

Publicado in JN a 23-02-2011

O PSD de Mangualde exigiu a abertura de um período de discussão pública sobre o projecto da praia artificial que começará a funcionar no próximo Verão, no âmbito de uma parceria da autarquia com uma empresa privada.

O projecto da autarquia socialista prevê que, de 15 de Junho a 15 de Setembro, esteja a funcionar naquela cidade uma praia artificial com 6.500 toneladas de areia e 945 mil litros de água salgada, tendo como fundo uma simulação da linha do horizonte.

O contrato celebrado entre a autarquia e a organizadora de eventos portuguesa Live it Well, que patenteou este conceito de praia no interior do país, vale para os próximos seis anos.

O PSD exige que "seja inaugurado um período de discussão pública em torno do projecto e do contrato precipitadamente assinado e anunciado pelo presidente da câmara" e feito "um rigoroso estudo de viabilidade económica que apure as vantagens" para o concelho e também as "eventuais perdas" que venha a causar à exploração das piscinas públicas.

A comissão política e os vereadores eleitos pelo PSD referem, em comunicado, que a parceria "compromete avultadas verbas pertencentes a todos os munícipes" e que "não foi sufragada" por estes nas últimas eleições autárquicas.

"Não foi objecto de qualquer discussão pública, tendo sido celebrada entre o presidente da câmara e a empresa privada, no silêncio dos gabinetes", lamentam.

O PSD refere que "as despesas de abastecimento contínuo de água, energia e com a limpeza diária do recinto são integralmente assumidas pela câmara municipal ao longo de todo o ano" e lamenta que isto aconteça "num período em que o país atravessa uma crise extrema" e em que estão identificadas no concelho "graves carências sociais".

Contactado pela agência Lusa, o presidente da autarquia, João Azevedo (PS), lembrou que na reunião do executivo do passado dia 14 os vereadores do PSD não votaram contra este projecto, optando por se abster.

"O que me parece é que estão chateados com o desenvolvimento que estamos a conseguir para o concelho", disse, considerando que este é um projecto "de impacto nacional".

Sublinhou que "é um investimento, um património, que um privado vai deixar no concelho" e que a autarquia rentabilizará nos restantes nove meses do ano.

Admitiu que a autarquia terá de pagar despesas como energia e água, mas que essa verba será insignificante comparativamente ao que poupará por passar a ter um espaço durante nove meses para acolher variadas iniciativas, como feiras.

A praia artificial de Mangualde -- um investimento de um milhão de euros -- terá água salgada, um areal, bares, concertos internacionais e até o homem que vende gelados e as bolas de Berlim.

"Achamos que neste primeiro ano vamos ter um 'apport' importante por causa da novidade e a nossa estratégia de crescimento para os próximos cinco anos assenta na oferta de um cartaz musical de qualidade", revelou terça-feira o director-geral da Live it Well, Rui Braga.

A próxima praia do género pode ser no Alentejo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter