Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

02 agosto 2011

Praia em Mangualde - Diversas notícias

LiveBeach. Se o Interior não vai à praia, vai a praia para Mangualde

In I por Maria Catarina Nunes, Publicado em 17 de Junho de 2011

A Live It Well, empresa de eventos portuguesa, é a precursora da ideia. Polónia já se interessou e Madrid vai a caminho.

Não se vêem vendedores de bolas de Berlim nem motas de água, gaivotas ou zonas delimitadas por bóias laranja a impedir os banhistas de passarem para o lado de lá do mar. De resto, a maior praia de água artificial da Europa, inaugurada terça-feira em Mangualde, tem tudo a que uma praia deve ter direito: água salgada, metros e metros de areia amarela, bares, palmeiras e até um painel azul forte a aludir a uma espécie de linha do horizonte no final do espelho de água.

Minutos antes, depois de horas de viagem e de muitas rotundas, fomos dar a um caminho de terra batida. O Live Beach, como se chama, ergueu-se aos nossos pés quando saímos do autocarro: "Que bem que se está na praia aqui no campo", lê-se no grande cartaz da entrada.

Depois de passarmos os torniquetes, que para serem rodados exigem um pagamento de cinco euros, há um corredor vermelho que se estende a perder de vista, ladeado por tendas de lona que albergam vinhos do Douro, artesanato e todo o tipo de bugigangas coloridas para venda. Quando as pequenas lojas deixam de nos prender o olhar, damos pelo palco montado ao fundo, onde se prevê a realização de vários concertos, não só durante o Verão, mas nos restantes nove meses em que o espaço estiver fechado a banhos. A meio do corredor avistamos, do lado direito, a derradeira curiosidade: a praia tem dez mil m2 de areia, veraneantes de calções e biquínis estendidos ao sol, e um espelho de água em forma de lua com 300 m2, quase comparável com o tamanho de uma piscina olímpica.

Como é dia de inauguração, a entrada é livre para todos. Irene Santos Vaz, uma das banhistas que falam ao i, nem sabia, mas quis conhecer a novidade. Arrumou a trouxa de praia e seguiu para Mangualde. Irene, 52 anos, nasceu em Viseu, mas vive em França com o marido, francês, e ficou satisfeita por estar de férias em Portugal no dia da abertura: "Acho bem que façam isto, a água está boa", começa por falar, um pouco tímida, e com metade do corpo ainda em imersão. Depois de uns minutos de conversa, a descontracção faz-se sentir e Irene começa a furar o próprio discurso: "Não acredito que isto valha o investimento. A entrada é cara [cinco euros]. Podiam ter apostado em boas estradas em vez disto. Fora deste recinto está tudo mal feito", desabafa. Apesar da sua opinião acerca do dinheiro "mal gasto", Irene quer voltar ao Live Beach, na noite do dia 19, para o concerto do Tony Carreira: "Sou capaz de vir com as minhas filhas. O meu marido não gosta nada, mas sempre é uma coisa diferente", diz, mesmo que a comoção seja quase nenhuma.

O projecto da nova praia artificial foi pensado para ser diferente de qualquer outro. Escolher um bom sítio, pouco usual, era indispensável. Antes, estavam ali 20 000 m2 de terreno abandonado que pertencia à autarquia. Depois de muitas explosões de dinamite, toneladas de areia, milhões de litros de água e outros tantos quilos de sal, o Live Beach encaixa-se aos pés da serra da Nossa Senhora do Castelo. Esta é das principais razões para Armando S. estar muito agradado com o empreendimento: "Gosto disto, já podemos vir para aqui em vez de ir para Aveiro. Mas o que é mesmo bom é olhar para trás e ter a serra e a ermida. Não há nenhuma praia com esta vista." Meio escondida atrás do ombro de Armando, a sua mulher não contém a emoção: "Já não era sem tempo que se fazia uma coisa destas. Aqui não há nada", atira. Armando e a mulher nasceram no distrito de Viseu mas sempre trabalharam em Lisboa. Passados 45 anos, regressaram agora a casa: "Estamos reformados, é bom voltar e ter este espaço. A entrada nem é cara [pagam bilhete sénior no valor de três euros] e não há infra-estruturas em Mangualde", diz a mulher, ainda envergonhada e sem nunca revelar o nome.

Irene Santos Vaz, por outro lado, continuou céptica e terminou a conversa sem acreditar no sucesso da praia: "Ninguém deixa a prainha para vir aqui. Se estão de férias e querem praia, vêm?", pergunta-nos. Mas o que mais a indigna, ao contrário do casal anterior, que está desejoso de voltar, é outra coisa: "O que me atraiu para vir aqui foram as ondas. Afinal não há. Não era uma praia?", questiona desolada.

Em Mangualde existe uma praia longe do mar

In Visão online de 20 de Jun de 2011

Mangualde tem sabor a praia. O Live Beach é um espaço para passar o dia e divertir-se à noite onde encontra uma piscina de água salgada, um parque infantil e a zona de tasquinhas

O recinto do LiveBeach conta com uma área de 22 mil e 500 m2 (6500 toneladas de areia) onde estão construídos vários espaços, para além da piscina de água salgada, tais como: praça de restauração com 725 m2 de área coberta, um parque infantil e a zona de tasquinhas que estarão a funcionar diariamente até às 2H00 (Sextas e Sábados até às 4H00).

Na zona do areal encontramos dois bares de apoio aos banhistas visitantes. O Live Beach terá duas vidas: uma de dia e outra de noite.

O produtor Luis jardim é o responsável pela concepção artística do projeto. "Queremos oferecer animação, bom ambiente e, sobretudo, bons concertos a todos os visitantes do Live Beach", admite Rui Braga, um dos responsáveis do projecto.

O Live Beach já tem um DJ residente (DJ Sérginho JEK) e vários concertos agendados, tais como: Tony Carreira (19 Junho), Chave d'Ouro (23 Junho), João Pedro Pais (23 Julho), Rui Veloso (6 Agosto), The Gift (26 Agosto), Mickael Carreira (1 Setembro), André Sardet (2 Setembro) e Toy (3 Setembro).

A pensar na segurança de todos os visitantes do recinto, no Live Beach não deverá circular dinheiro. "Implementámos um sistema de carregamento do cartão Live Beach. Este cartão é válido para toda a época e deverá ser carregado sempre que necessário", refere Rui Braga.

A empresa Berrelhas é a transportadora oficial do Live Beach que irá disponibilizar uma rede de seis autocarros decorados com a imagem do evento. Os autocarros terão paragem à porta do recinto e cobrem os distritos de Viseu e Guarda.

Live it Well abre hoje praia em Mangualde

Por Carlos Caldeira in Económico online a 15/06/2011

O projecto, com financiamento privado, envolve um investimento de dois milhões de euros e cria mais de 120 empregos.

Uma piscina de água salgada, com uma linha de horizonte falsa e areal, mas no interior do País, e a funcionar nos meses quentes do Verão. É este o conceito Live Beach, uma das maiores praias artificiais da Europa, que hoje inaugura em Mangualde pela mão da Live it Well Events, promotora de eventos que, em 2010, organizou a transmissão do Mundial de Futebol em 3D.

O projecto, que contou com apoios e financiamentos privados, estreia-se assim em Mangualde. Uma escolha que resultou de um estudo de viabilidade económica que destacou "o distrito de Viseu como um dos mais viáveis para a implementação do projecto", revelou Rui Braga, administrador da Live it Well Events, ao Diário Económico. Por outro lado, reforça, a sua localização geográfica "é estratégica devido à proximidade da fronteira", especialmente se alargarmos o raio de influência até Salamanca: "passamos a ser a praia mais próxima da cidade espanhola".

A Live Beach vai contar com uma área de espectáculos, uma zona relvada com palco, tenda VIP, restaurante e ‘stands' e receberá ainda um programa de eventos nos três meses de Verão, que inclui concertos com artistas nacionais e internacionais, festas com DJ de renome, entre outras iniciativas.

No recinto não haverá dinheiro a circular - existirá, sim, um "Cartão Live Beach" recarregável e válido para toda a época de funcionamento. Os 120 postos de trabalho previstos serão ultrapassados, garante a administração da empresa, acrescentando que poderá ainda "ser explorado o investimento exacto do projecto".

Rui Braga garante que o investimento total nesta primeira edição ultrapassa dois milhões de euros, esperando atingir o ‘break-even' entre o terceiro e o quarto ano de actividade. De salientar ainda que "o retorno para a região será de 13 milhões nos próximos seis anos", adianta.

A Live it Well Events tem em curso uma campanha que reforçará toda a comunicação à volta do projecto: todas as sextas-feiras (desde 10 de Junho) serão distribuídas bolas de Berlim no centro de Viseu. O objectivo é "fazer activação de marca e comunicar que Mangualde tem sabor a praia", explicam os responsáveis pela empresa.

O recinto tem uma área total de 22.500 metros quadrados, um areal de 10.856 metros quadrados (40 centímetros de altura), com 6.500 toneladas de areia

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter