Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

01 abril 2011

Caderno da Terra n.º2 - Mangualde em movimento, crónicas do século XX

No lançamento da colecção dos Cadernos da Terra, em Setembro de 2010, comprometemo-nos publicamente que o n.º 1 não seria “filho único” e que nos encontrávamos disponíveis para auxiliar outros mangualdenses a publicar material relacionado com a nossa terra.

Após lançados alguns reptos e de termos recebido algumas auscultações, é com bastante satisfação que informamos que o n.º 2 dos Cadernos da Terra irá ser apresentado brevemente, dando continuidade ao propósito de manter viva e acessível a história recente da nossa terra.

O segundo número da colecção vai ser editado sob a chancela de "O Zurão" proprietário do jornal local O Zurara, intitula-se “Mangualde em movimento, crónicas do século XX” e é da autoria de um conhecido mangualdense, o Sr. João Loureiro.


Trata-se de um livro de cariz pessoal, no qual o autor aborda uma grande diversidade de situações vivenciadas muitas delas pelo próprio e ocorridas no século passado. O design ficou a cargo da Vera Velez e uma das grandes atracções deste livro serão certamente as inúmeras ilustrações, cerca de 40, sendo algumas delas fotografias antigas nas quais poderão reconhecer diversas pessoas e locais de Mangualde de outrora. O livro encontra-se organizado da seguinte forma:

- Nota de abertura pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mangualde – Dr. João Azevedo;

- Prefácio pelo Professor Doutor Sílvio Abrantes (um filho da terra, natural de Abrunhosa do Mato);

- Nota do autor, pelo próprio;

- 13 crónicas, 12 delas publicadas no Jornal O Zurara de Junho de 2008 a Maio de 2009 e uma crónica inédita;

- Nota de coordenação por Fernando Pau-Preto;

De modo a prolongar a colecção dos Cadernos da Terra, contamos com a colaboração de todos aqueles que possuam material que considerem que tenha potencial para ser publicado. Para isso devem os interessados entrar em contacto com o Movimento Filhos da Terra, através de e-mail para fernando.paupreto@gmail.com ou deixem um comentário com o respectivo contacto.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter