Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

15 março 2011

Produção automóvel em Portugal teve melhor arranque dos últimos cinco anos

Muitas vezes os mangualdenses preocupam-se, e com razão, com o que possa acontecer com a Fábrica Peugeot Citroën, mas tendemos a esquecer da sua importância para a economia nacional…

Miguel Prado In Jornal de Negócios online de 11 Fevereiro 2011

Fábricas portuguesas cresceram 49,3% face a Janeiro do ano passado, produzindo o maior volume desde Janeiro de 2006, alavancadas sobretudo pela Autoeuropa, que cresceu 56,3%.

A produção da indústria automóvel portuguesa somou em Janeiro 17.303 veículos, naquele que é o melhor arranque de ano desde 2006, quando no primeiro mês as fábricas nacionais produziram 18.290 unidades.

O volume de produção de Janeiro representou, segundo a ACAP – Associação Automóvel de Portugal, um crescimento de 49,3% face ao mesmo mês do ano passado. Além disso, Janeiro de 2011 fica também bastante acima dos 10.445 veículos fabricados em Janeiro de 2009, ano de crise para a indústria automóvel.

Do volume produzido no primeiro mês deste novo ano 98,6% foi para exportação. A Autoeuropa foi responsável por 63% das unidades fabricadas em Janeiro e a Peugeot Citroën por 32%. A Mitsubishi Fuso, a Toyota Caetano e a VN Automóveis, todas especializadas em veículos pesados e comerciais ligeiros, contribuíram com 3,7%, 0,8% e 0,6%, respectivamente.

Foi em Abrantes, na fábrica da Mitsubishi, que se registou o maior crescimento relativo face a Janeiro de 2010: a Mitsubishi Fuso Truck Europe aumentou a sua produção 56,4%, para 638 unidades. A Autoeuropa, com um crescimento de 56,3%, para 10.901 unidades, ficou logo a seguir.

Em Mangualde, a Peugeot Citroën teve igualmente um crescimento de dois dígitos, aumentando a produção 42,7% em Janeiro, para 5.531 veículos.

Já a Toyota Caetano, de Ovar, viu a produção de Janeiro cair 37,3%, para 131 veículos, enquanto a VN Automóveis, instalada no município de Vendas Novas (e fabricante da marca Isuzu), caiu 15%, para 102 viaturas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter