Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

28 dezembro 2006

Câmara nega turbulência na fábrica da Citroën

Por Rui Bondoso e Teresa Cardoso in JN de 28 de Dezembro de 2006

A Câmara de Mangualde considera "abusiva" a extrapolação sobre o impacto negativo que a demissão do director-geral da fábrica espanhola, em Vigo, da PSA Peugeot Citroën, pode ter sobre a unidade de Mangualde. Nomeadamente se parte da produção da unidade galega for deslocalizada para França."Uma coisa não tem nada a ver com a outra. É abusivo fazer-se essa associação", reage Agnelo Figueiredo, vereador camarário.O autarca falava no final de uma reunião do executivo, realizada ontem à tarde, onde a Oposição socialista questionou a maioria PSD sobre o processo de negociação com os proprietários dos terrenos necessários à expansão da fábrica de Mangualde. Tudo porque os eleitos do PS entendem que é preciso impor celeridade nos contactos que têm vindo a ser desenvolvidos com a mediação da autarquia."Está tudo a correr muito lentamente. A Câmara só ainda falou com dois particulares donos de parcelas junto à Citroën. Por este andar não se chega a lado nenhum. Em nossa opinião, a autarquia devia avançar imediatamente para a expropriação, invocando o princípio da utilidade pública", exige João Azevedo, vereador socialista e ex-candidato à presidência da Câmara."A Oposição não sabe do que fala. Se soubesse, veria que não temos capacidade jurídica e legal para arcar com o processo expropriativo. Essa é uma competência do Governo. O que temos feito é mediar as negociações com os quatro proprietários de terrenos necessários à expansão da fábrica. Já falamos com dois deles e temos reuniões marcadas com os restantes, esta semana e na próxima. O ritmo decorre dentro da normalidade", explica Agnelo Figueiredo. A fábrica da Citroën de Mangualde é uma unidade satélite de Vigo, que dá emprego a cerca de 1300 pessoas e produz por ano mais de 50 mil automóveis, entre Citroën Berlingo e Peugeot Partner.Nos últimos anos a administração tem desenvolvido esforços para ampliar a área produtivo em mais 80 mil metros quadrados. Um processo que tem esbarrado com o facto de os terrenos estarem na posse de particulares, que pedem muito dinheiro para os vender à empresa fabril de Mangualde.

Sindicato cauteloso

A comissão sindical da fábrica da Citroën de Mangualde não confirma a saída de um dos directores da empresa (Pedro Pinheiro) para ocupar o lugar deixado vago pela demissão do responsável pela unidade de Vigo, Javier Riera. "O nome corre pelos corredores, mas não é o mais falado. O novo responsável para a empresa galega deverá ser de origem francesa, que é o mais natural", revela um sindicalista. A mesma fonte considera normal a mobilidade de elementos da administração no universo das empresas do grupo PSA e acredita que as medidas que se anunciam não irão afectar a unidade de Mangualde. "Não há nenhum cenário à vista que prenuncie situações indesejáveis. Estou mais preocupado com a eventual deslocalização da produção de Vigo para França", diz.

Fábrica instalada no concelho desde 1964 emprega actualmente cerca de 1300 pessoas que trabalham 24 sobre 24 horas

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter