Fábrica da Peugeot/Citroën de Mangualde sob ameaça
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Leonor Matias in DN, Economia de 28 de Dezembro de 2006
A continuidade da fábrica da PSA/Citroën de Mangualde voltou a ser questionada em virtude das mudanças verificadas na unidade de Vigo. Ao funcionar como fábrica-satélite da unidade espanhola, Mangualde terá sempre o seu futuro comprometido, pelo que a saída de Javier Riera da direcção da PSA da unidade galega trouxe de novo a ameaça da deslocalização da produção da fábrica portuguesa para Espanha. Aloísio Leão, presidente da Associação dos Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), afirmou ao DN que "ainda é cedo" para avaliar o impacto da demissão de Riera. Contudo, lembra que, a ser verdadeira a intenção da PSA de deslocalizar parte da produção da fábrica de Vigo para França, então o futuro de Mangualde pode estar comprometido, porque Vigo ficará sobredimensionada.
Basílio Horta, presidente da Agência Portuguesa para o Investimento (API), afirmou ao DN que as informações de que dispõe são de que a PSA/Citroën "tem projectos para se expandir" e a intenção de adquirir os terrenos adjacentes à fábrica "são prova desse interesse". A fábrica de Mangualde "é um investimento muito querido, que a API acompanha com cuidado". A PSA, salienta, "conta com o apoio interessado da API e da autarquia, no sentido de aumentar a capacidade instalada e desenvolver o investimento". Contudo, realça, "a última palavra é sempre do investidor". Basílio Horta recorda o caso recente da General Motors da Azambuja, em que "foi feito tudo para a fábrica continuar em Portugal", sem sucesso. E a fábrica fechou.
Ao funcionar como fábrica-satélite, a PSA de Mangualde monta os veículos que a fábrica-mãe não tem capacidade para produzir. A unidade monta actualmente os modelos comerciais Peugeot Partner e Citroën Berlingo, que serão substituídos por novos modelos a partir de 2008. O modelo que irá suceder ao Partner e ao Berlingo ainda não foi oficialmente anunciado pelo construtor automóvel francês. A fábrica portuguesa foi alvo de investimentos recentes, tendo sido montados novos robots há pouco tempo. O DN procurou obter uma declaração junto da direcção da fábrica, mas a unidade encontra-se encerrada até terça-feira, dia 2 de Janeiro.
Em Setembro, o grupo PSA/Citroën anunciou a supressão de dez mil postos de trabalho nas suas fábricas da Europa. Espanha, França e Reino Unido foram os países citados. No plano que prevê uma redução de custos de cerca de 125 milhões de euros, a PSA de Mangualde não era citada.
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