Fábrica da Peugeot-Citroen deverá retomar actividade na quarta-feira
Por Inês Sequeira in Público de 16 de Setembro de 2011
A fábrica do grupo PSA em Mangualde deverá voltar a laborar no próximo dia 21 de Setembro, depois de uma interrupção de cinco dias devido à ruptura no fornecimento de parafusos.
Elísio de Oliveira, director financeiro da fábrica, indicou hoje que são estas as previsões face aos actuais “sintomas de normalização dos fluxos de aprovisionamento [de parafusos] para o grupo PSA (Peugeot Citroen)”, sendo que as portas ainda vão estar fechadas segunda e terça-feira. Quanto à reabertura, só será efectivamente confirmada durante a próxima semana.
Em causa estão os problemas que afectaram um fornecedor italiano de parafusos do grupo PSA, devido a uma alteração nos processos de armazenamento e expedição que causou dificuldades. Os parafusos em falta “não são banais, mas sim peças de segurança que requerem um alto nível de tecnicidade”, explicou ao PÚBLICO o mesmo responsável.
A interrupção forçada afectou a fábrica de Mangualde mas também outras unidades do grupo francês em Espanha e em França, no total de uma dezena, algumas por mais dias do que a congénere portuguesa. Até mesmo fábricas de motores, que necessitam destes parafusos, foram obrigadas a paralisar.
A unidade portuguesa da PSA, que é a segunda maior fábrica automóvel do país e emprega 1300 trabalhadores, poderá ainda recuperar parte desta produção. “Existe alguma margem de flexibilidade para ajustarmos os ritmos de fabrico”, concluiu o director financeiro.
Entre Janeiro e Agosto, de Mangualde saíram mais 8,7 por cento de automóveis do que nos primeiros oito meses de 2010, de acordo com os dados da ACAP-Associação Automóvel de Portugal.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial