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O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

29 dezembro 2006

Governo procura solução para fábrica em Mangualde / Futuro incerto

Já hoje, dia 29 de Dezembro a saga contínua. O mesmo diário sai com duas notícias (na versão digital) com Títulos e cabeçalhos diferentes mas com o mesmo corpo de notícia... comentários para quê!

Mas nada está garantido para além de 2008. / Fábrica da Peugeot-Citröen em Mangualde parece salva, mas a PSA não se compromete com o futuro. Governo e API estão no terreno.

Catarina Beato in diarioeconomico.sapo.pt de 29 de Dezembro

Sem certezas a prazo. Apesar das garantias do Governo sobre a continuidade da fábrica da Peugeot-Citröen em Portugal, o futuro da PSA permanece uma incógnita depois de 2008. Mesmo para as partes envolvidas. Questionada sobre o que acontecerá à unidade de Mangualde, a casa-mãe da PSA garante que a unidade está assegurada “enquanto forem produzidos os actuais modelos”. E depois de 2008, quando cessar a produção do Citröen Berlingo e do Peugeot Partner? “Não é possível assegurar o futuro”. Mesmo em caso de expansão da fábrica? “O futuro é indefinido”, remata o porta-voz da empresa em declarações ao Diário Económico. Para já, a PSA-França garante que precisa dos veículos actualmente produzidos em Mangualde, minimizando uma eventual saída. Isto apesar deste cenário ter sido primeiro levantado pelos seus representantes em Portugal.

Ontem, José Leitão, porta-voz da direcção da PSA em Mangualde, preferiu citar os termos da carta enviada em finais de Novembro ao presidente da Câmara Municipal de Mangualde. A mesma onde colocava um ponto de interrogação sobre o futuro da produção. “Se não puder apresentar à PSA, em Paris, uma possibilidade, concreta e certa, durante os próximos meses, o Centro de Produção de Mangualde deixará irremediavelmente de ser considerado no Plano de Desenvolvimento Estratégico do Grupo PSA”. A questão colocada prendia-se com a necessidade de obter terrenos para ampliar a actual fábrica, permitindo à PSA Mangualde candidatar-se à produção de um novo modelo, em 2009. Para já, reina o pragmatismo: “estou certo de que a Câmara, a API ou o Governo encontrarão uma solução”, acrescentou ao Diário Económico. “Para nós, o ideal seria uma solução sem custos”, afastando a PSA da compra directa. Porquê? “A nossa função é fazer carros e não comprar terrenos”, rematou José Leitão.

À margem destas certezas, correm as negociações entre as partes. Segundo confirmou ao Diário Económico fonte do Governo, ainda correm as conversações entre a direcção do grupo francês e Basílio Horta, depois do presidente da API se ter deslocado pessoalmente a Paris. À SIC Notícias, Basílio Horta garantiu que “as negociações ainda prosseguem”, e acrescentou uma certeza: “a PSA vai ficar e aumentar os seus negócios em Portugal”. Também o ministro Manuel Pinho fez questão de sublinhar ontem que o Governo “está a seguir muito atentamente o processo”, que “não há qualquer indicador negativo” quanto ao futuro da fábrica” e de que esta saída não “tem fundamento”. E aproveitou para anunciar um contrato de investimento de oito milhões de euros para modernizar a fábrica de Mangualde.

Quanto aos terrenos, a resposta só seria dada mais tarde: “Estes não serão argumento” para que a PSA abandone o nosso país, confirmou fonte oficial ao Diário Económico. António Soares Marques, presidente da Câmara de Mangualde e responsável pela mediação das negociações dos terrenos, esteve incontactável durante todo o dia. Sobre a possível expropriação mantém-se a dúvida sobre quem pagará os terrenos, não parecendo em risco, num futuro próximo, os 1400 empregos garantidos pela fábrica de Mangualde.

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