Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

16 junho 2008

Projecto “Um Modelo de Parque” vai investir um milhão de euros

Vinte concelhos portugueses terão novos espaços verdes urbanos

13.05.2008 - 16h15 Lusa, PÚBLICO

Criar parques verdes nas cidades com aparelhos de manutenção física para promover as actividades de ar livre em família é o objectivo do projecto “Um Modelo de Parque”, apresentado hoje, que pretende chegar a 20 concelhos, com um investimento de um milhão de euros em dois anos.
Até ao final do ano deverão ser criados parques em Abrantes, Alcochete, Almeirim, Bombarral, Fundão, Lousã, Machico, Mangualde, Massarelos, Sintra, Mozelos, Palmela, Pombal, São João da Talha, Sesimbra e Vila Nova de Famalicão.

A meta do projecto, apresentado hoje em Lisboa e iniciativa do Modelo Continente, é servir cerca de dois milhões de portugueses. Segundo o secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, esta é uma iniciativa que “ambiciona mudar, ambicionar criar mais oportunidades, ambiciona alargar a mais espaços, ambiciona criar relações sociais”. “O nosso país necessita de espaços ao ar livre onde as famílias e amigos possam conviver. Espaços adequados ao quotidiano das famílias numa perspectiva intergeracional”, acrescentou.
“Um parque pode alterar muito os hábitos quotidianos das pessoas. Pode fazê-las sair de casa, andar e fazer exercício”, considerou Ana Cid, secretária geral da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas. O projecto conta com o apoio técnico da Faculdade de Motricidade Humana, que avaliou as infra-estruturas. Outra vertente destes parques é a reabilitação de zonas degradadas nas cidades. O presidente da Câmara Municipal de Estremoz, uma das localidades já contempladas pelo projecto, sublinhou os melhoramentos urbanos verificados na cidade alentejana. "Foi instalado e localizado este parque numa zona que tinha alguma degradação e que neste momento está reabilitado", explicou José Alberto Fateixa. “Neste momento é uma zona de intensa utilização” e “além de uma zona de passagem, é uma zona de permanência de pessoas que usufruem os equipamentos”. Este projecto conta já com 10 parques inaugurados.
O projecto contou, no ano passado, com um investimento total de 500 mil euros. Câmara de Lobos, Estremoz, Monção, Nazaré, Ponte de Lima, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia são alguns dos concelhos com parques já criados.

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Nos dias que correm todas as iniciativas deste genero são de louvar. No entanto todas as noticias que tenho visto relacionadas com este tipo de parques dizem o mesmo. Por isso surge um pouco de revolta ao ver que todos acham que o modelo/continente está a investir alguma coisa, o que não é o caso e o grave da questão é que alguma das autarquias envolvidas nem se dão ao trabalho de ver se estão a ser beneficiado ou prejudicados.
Falo com conhecimento de causa nesta área, pois não se trata só de os equipamentos ficarem muito mais inflacionados (todas as autarquias pagam mais pelos equipamentos do que eles na realidade custam no nosso país), além disso são escolhidos equipamentos meramente ao acaso bela sua beleza exterior e não pelo tipo de exercício que cada um proporciona. Para se ter uma ideia alguns dos parques já instalados chegam a ter 2 a 3 equipamentos do mesmo tipo, quando são instaladas em média 6 parque modelo. Ou seja o grave da questão é que a população efectivamente não é beneficiada. Pena que em Portugal não se procura melhorar "mesmo", apenas se procura atirar areia para os olhos das pessoas.
Os equipamentos seniores são mesmo fantásticos, e existem profissionais nesta área a fazer trabalhos de fundo para que os parques sejam mesmo úteis e proveitosos para a saúde e bem estar da população, pois só assim também conseguimos crescer pensando no bem dos outros.

15/10/09 17:47

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter