Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

09 janeiro 2007

Dispensados da Johnson Controls vão ter formação

O relacionamento entre o poderes, neste caso o político e o "empresarial" terá nos dias de hoje de andar consertado. Podem e devem ser feitos esforços de modo a resolver/antecipar determinados problemas, neste caso sociais, com a descrição que os mesmos merecem ! Veja-se o seguinte exemplo, e não foi necessário ir muito longe...

Dispensados da Johnson Controls vão ter formação
In PÚBLICO nº 6131 Terça, 9 de Janeiro de 2007

Os 625 trabalhadores da unidade da Johnson Controls de Nelas, que irá encerrar até Julho, vão participar em acções de formação e qualificação, segundo um protocolo celebrado ontem entre a autarquia local e a Fundação Bissaya Barreto.Segundo a presidente da Câmara Municipal de Nelas, Isaura Pedro, citada pela Lusa, "este protocolo de colaboração tem por objectivo a formação e qualificação dos trabalhadores da Johnson Controls, indo ao encontro do modelo de intervenção da Autarquia, que se quer próxima dos munícipes". "Esta iniciativa vem mostrar que estamos lado a lado com os trabalhadores, procurando minorar os impactos negativos, sociais e económicos consequentes do encerramento da unidade fabril Johnson Controls", acrescentou a presidente da autarquia.No final de Setembro de 2006, a Johnson Controls anunciou o encerramento da fábrica de Nelas, por etapas, até Julho deste ano, deixando desempregados 625 trabalhadores. "A legislação laboral pouco flexível, carga fiscal pesada, mão-de-obra pouco qualificada, muita burocracia e uma justiça que não funciona" foram as razões apontadas para o encerramento.A autarca de Nelas anunciou que a formação dos trabalhadores arrancará "no início de Fevereiro, porque os primeiros 100 funcionários saem até ao final deste mês", prevendo-se que os restantes funcionários venham a sair da empresa em Maio e Junho.


À procura de novos investimentos
"Esta aposta na formação e qualificação é importante. No entanto, continuamos a procurar atrair novos investimentos e consequentemente novos empregos", sublinhou Isaura Pedro. A presidente referiu que a autarquia de Nelas está "em conversação com o Governo, a Agência Portuguesa para o Investimento e empresários locais". "Alguns empresários pretendem instalar-se no concelho. As negociações estão a ser feitas com discrição, mas pode ser que em breve tenhamos novidades", referiu.Contactado pela agência Lusa, Jorge Abreu, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos no distrito de Viseu, alegou "desconhecimento dos pormenores do protocolo, nomeadamente os benefícios e moldes de formação".A Fundação Bissaya Barreto é uma instituição de utilidade pública com actividade na educação e ensino, investigação e formação.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter