Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

15 janeiro 2009

Transparência da Administração Pública, o Software Livre ao serviço da cidadania

Através de notícia do jornal Público on-line de 15 de Janeiro de 2008, redigida por António Cerejo, intitulada “Site particular permite saber tudo o que o portal das compras públicas não mostra”, tomei conhecimento de uma iniciativa da Associação Nacional para o software livre que construiu e disponibiliza um site denominado “Transparência da Administração Pública, o Software Livre ao serviço da cidadania” e que permite conhecer e escrutinar as compras por ajuste directo de toda e qualquer entidade pública.

Esta iniciativa é a meu ver altamente louvável, pena é, que não seja a própria administração a fazê-lo directamente, como por exemplo acontece na Dinamarca, até porque é o dinheiro dos contribuintes que está em causa.

O interessante é que introduzindo o simples nome de um determinado concelho, surgem todas as
compras por ajuste directo efectuadas de Outubro a Dezembro de 2008 das entidades públicas do concelho em causa, e os resultados são de facto muito engraçados...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter