Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

17 novembro 2008

Peugeot-Citroën pára e Mitsubishi reduz produção

Esta notícia não é para alarmismos, dado que esta paragem estava há já algum tempo
prevista. Esperemos que esta unidade fabril permaneça longo tempo na nossa terra para bem de todas as famílias da região que dela dependem.

Fábricas justificam encerramentos com queda nas encomendas

DN, 12 de Novembro, por LEONOR MATIAS

A produção da Mitsubishi, no Tramagal, está em queda, e a fábrica da Peugeot-Citroen, em Mangualde, vai parar entre os dias 10 e 23 de Dezembro. A Autoeuropa pára já na próxima segunda-feira a produção dos monovolumes por cinco dias, e volta a suspender a produção entre os dias 11 e 21 de Dezembro. A unidade de Ovar da Toyota Caetano é a excepção, com a produção a crescer 14,8% em Outubro. Helder Pedro, da Associação do Comércio Automóvel (ACAP) , disse ao DN que é "natural" que as fábricas se ressintam da quebra das encomendas, uma vez que 95% da produção se destina à exportação.

As fábricas nacionais exportam sobretudo para França, Espanha e Alemanha, e de acordo com o responsável da ACAP, estes mercados estão em quebra. Os dados da ACAP referentes à produção em Outubro ainda não estão disponíveis.

Jorge Rosa, presidente da Mitsubishi do Tramagal confirmou ao DN que a a produção de Outubro está em linha com a registada em Setembro, e que revelou um decréscimo de 33,2% face a igual mês de 2007. O mês passado "a quebra foi semelhante à do mês anterior". Questionado sobre as perspectivas para Dezembro, o responsável da marca japonesa diz que face às encomendas recebidas a quebra vai manter-se, e acrescenta que "2009 vai ser pior".

O investimento para a montagem de um novo modelo no Tramagal a partir de 2011 "não está em causa", garante Jorge Rosa.

Fonte da Peugeut-Citroen, em Mangualde, confirmou que entre os dias 10 e 23 de Dezembro a fábrica vai parar a produção dos modelos Peugeot Partner e Citroen Berlingo , com recurso ao banco de horas, mas mantém a meta de produzir até final do ano 60 mil veículos. A unidade dá emprego a 1400 pessoas e é considerada a principal empregadora na região.

Em Dezembro, os trabalhadores da Autoeuropa afectos à montagem dos MPV apenas laboram dez dias, a 11 a fábrica pára a produção do Sharan e do Alhambra a que se junta nos dias 18,19,22 e 23 os modelos Eos e Scirocco.

A Toyota em Ovar montou 588 modelos Dyna e Hiace, mais 14,5% que em igual mês de 2007. A produção projectada para 2008 ascende a 5915 unidades e a fábrica mantém a meta. O acréscimo deve-se, refere fonte da empresa: "à conquista de novos mercados europeus".

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter