Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

04 novembro 2008

Museu do Porco no edifício da GNR

Por RUI BONDOSO, in JN de 3 de Novembro de 2008

O porco vai ter direito a um museu em Mangualde, cidade que é conhecida pela capital da febra. A obra vai custar cerca de dois milhões de euros. O museu seguirá objectivos gastronómicos e pedagógico-didácticos.

O presidente da Câmara de Mangualde, António Soares Marques, quer criar o Museu do Porco e instalá-lo no edifício apalaçado onde funciona actualmente o quartel da GNR, à saída da cidade.
O projecto do espaço museológico, único no país, foi candidatado às verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). A obra está orçada em cerca de dois milhões de euros.
"Estamos a negociar com a tutela a transferência da GNR para o antigo quartel dos bombeiros, mais central e mais operacional para aquela força de segurança", explica Soares Marques.
O Museu do Porco "justifica-se pela enraizada tradição do concelho na produção, comercialização e distribuição da carne de suíno", explica o autarca, sublinhando que a infra-estrutura seguirá objectivos gastronómicos e pedagógico-didácticos.
"Há uma lacuna que pretendemos colmatar, que é explicar às crianças, por exemplo, como é que um derivado do porco aparece nas nossas mesas. Explicar também o que é a matança do porco, ou ainda que respresentação tem a sua carne no contexto religioso".

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Parece incrível como pode surgir uma ideia destas de um autarca responsável por gerir dinheiros públicos. Gostava de saber se houve algum tipo de consulta pública sobre este museu. Ou se terá passado em reunião de câmara!
Depois de se matar o porco na Feira dos Santos agora quer colocar-se embalsamado no museu.
A incrível falta de visão estratégica da Câmara sobre este assunto e, de uma forma geral, sobre os temas da cultura, é de bradar aos céus.
Alexandra Ribeiro

11/11/08 18:05

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter