Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

03 julho 2008

PSA desvia para Portugal Berlingo e Partner

P. Julião e R. Cabrita in DN de 19 de Maio de 2008

O grupo PSA Peugeot-Citroën acaba de anunciar a intenção de desviar para Portugal, Mangualde, uma parte da produção dos modelos Berlingo e Partner, face à procura registada e tendo em conta que a unidade de Vigo, na Galiza, está praticamente na capacidade máxima. Actualmente saem da fábrica de Vigo, uma das maiores importantes da Europa do sector automóvel, 500 viaturas de cada um destes dois modelos, de produção exclusiva na Galiza e distribuição em mais de cem países.

Tratam-se de dois novos modelos daquela gama, principalmente direccionados para o mercado europeu. No entanto, e face ao "incremento" na procura destes dois modelos, a PSA, anunciou fonte da unidade galega, pretende desviar parte da produção global para as fábricas do grupo na Turquia e Portugal.

Na unidade de Mangualde, o grupo PSA prevê colocar a montagem da gama Berlingo e Partner. Isto porque apesar de já ter começado a produção dos novos modelos em Vigo, a gama anterior continuará a sair para o mercado durante "alguns anos", convivendo com o modelo actual. O desvio de produção para Portugal ainda não está quantificado, já que dependerá da procura, mas deverá acontecer até ao final do ano. Actualmente, segundo dados da PSA, a fábrica de Vigo tornou-se na unidade da multinacional francesa com o maior número de modelos em produção simultânea, com sete diferentes. Tratam-se de quatro versões dos modelos Partner e Berlingo (gama nova e antiga), ainda o Citroën Xsara Picasso e os monovolumes C4 Picasso de sete cinco lugares. No ano passado aquela que é maior fábrica do sector em Espanha e que emprega mais de 9000 trabalhadores, produziu cerca de 540 mil unidades.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter