Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

19 novembro 2008

Ranking de Escolas Secundárias - Posicionamento da ESFA | JN e CM

Mais um ano e novamente os rankings de escolas, e tal como afirmámos no ano passado, eles valem o que valem e terá que se ter cautela na leitura dos mesmos, dado que a grande discricionariedade de critérios utilizados pelos diferentes jornais. Exemplo disso mesmo é o afirmado por Pedro Tavares na edição do DN de 3 de Novembro “Critérios diferentes alteram lista tanto no topo como no fim“, bem como, “elaborar um ranking de escolas com base nos resultados dos exames nacionais do secundário implica a adopção de critérios, sempre passíveis de serem questionados.”

Outra razão prende-se com o facto dos critérios “misturarem no mesmo saco” as escolas públicas com as privadas sem diferenciar uma questão fundamental: Nas melhores escolas privadas os seus piores alunos são impedidos de irem a exame na própria escola. E aonde é que eles vão fazer o exame ? Alguém descobre ! Pois é, vão às escolas públicas fazer os exames… Contudo, os rankings se analisados pela positiva e com os devidos cuidados a ter na leitura dos dados poderão fornecer preciosas pistas a todos os docentes que trabalham diariamente e se esforçam em preparar os seus alunos. A todos eles, e apesar do clima actual, os meus parabéns.

Para quem estiver interessado na informação em bruto, o Ministério da Educação disponibiliza-a em http://sitio.dgidc.min-edu.pt/JNE/Paginas/default.aspx

No JN, as regras foram as seguintes: “O ranking está ordenado pelas classificações de exame (CE) nas oito disciplinas com o maior número de inscrições. Relativamente ao ano lectivo 2007/08 são 608 as escolas, públicas (PUB - 485) e privadas (PRI - 123), que se apresentam ordenadas da melhor para a pior (Nº CE). Ao mesmo tempo, é também possível verificar qual a média correspondente da classificação interna de frequência (CIF) e a classificação final da disciplina (CFD), que resulta da nota de exame (com um peso de 30%) e da nota final da disciplina (com um peso de 70%). Da diferença entre a classificação de exame e a classificação interna de frequência (CIF-CE) resulta um valor que permite verificar a influência que uma nota final ou de exame demasiadamente baixa, ou demasiadamente alta, possa ter na classificação final. Como o ranking deste ano se rege pelos mesmos critérios dos anos anteriores (até há três anos a apresentação escolhida pelo JN era ordenada pelo critério CFD), é possível verificar a posição de cada escola na seriação efectuada nos anos anteriores e conhecer, assim, a respectiva evolução. “

No caso da nossa ESFA relativamente ao ano lectivo 2007/08, infelizmente baixou o seu escalonamento da 52.ª posição (2006/07) para 134.ª posição num universo de 608 escolas. Se tivermos em consideração apenas as escolas públicas, então ocupa a 78.ª posição em 485 escolas públicas. Fomos a segunda melhor escola do distrito, atrás da Secundária Alves Martins em Viseu, na 62.ª posição. De modo a demonstrar a discricionariedade dos critérios, e comparando com o ranking do Correio da Manhã, informa-se que a ES/3 de Carregal do Sal neste ranking surge na 180ª posição.

O ranking as escolas secundárias do Correio da Manhã “é elaborado tendo em conta os resultados dos exames nacionais… e é encontrada a média de todos os exames nacionais, de todas as disciplinas, realizados pelos alunos internos de cada escola, nas 1.ª e 2.ª fases. Como o Ministério da Educação não elabora ranking, cada órgão de comunicação social tem a sua lista própria, pois os critérios não são iguais. No ranking CM estão as 605 escolas onde foram realizados 25 ou mais exames. No final, estão indicadas outras cinco escolas onde neste ano não se atingiu as 25 provas.”

Neste ranking a ESFA encontra-se na posição 146, tendo sido contabilizados 610 exames, com uma média de 14,18 valores. A título de comparação e posicionadas em melhor posição a nível distrital surge
a Alves Martins na 75.ª posição e a ES/3 de Carregal do Sal na 138ª posição.

Encerro com o alerta inicial e para tal, relembra-se
que no ranking do JN esta última escola encontrava-se bem atrás da ESFA em 180, e neste ranking encontra-se à frente …

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter