Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

02 março 2009

Encomenda anula segunda paragem na Citroën

Por Teresa Cardoso JN de 02-03-2009

Os trabalhadores da PSA-Peugeot/Citroën de Mangualde gozam a partir desta segunda-feira e até ao dia 9 uma semana de férias antecipadas.
Suspensa foi uma segunda paralisação, programada para 19 e 20, devido ao aparecimento de uma nova encomenda de automóveis. Uma "boa notícia" para os 800 operários que restam dos 1200 que a fábrica tinha ao seu serviço em 2008. "É um sinal de que as coisas estão a melhorar", disse ao Jornal de Notícias um técnico da fábrica de automóveis. A mesma fonte reconheceu que os últimos meses "não têm sido nada fáceis, devido à conjuntura de crise no sector", marcados pelo despedimento de 80 efectivos e pela não renovação de contrato a mais 320.
A crise levou a Citroën a calendarizar mensalmente a paralisação da produção. "O planeamento era feito no início de cada ano entre a administração e a comissão de trabalhadores. Em 2009 já se planeou a três meses. Mas, com a convulsão no sector e sem projecções de encomendas, estamos a programar as paragens ao mês", acrescenta.
A Citroën já esgotou também a bolsa de horas (10 dias por ano) a que tinha direito em 2008 e 2009. "Essa alternativa está esgotada", referiu a mesma fonte. A bolsa de horas estabelece que os trabalhadores compensem, em períodos de maior fluxo de encomendas, o tempo de descanso provocado pela suspensão forçada da produção.
A Citroën deverá começar a fabricar, no início de 2010, os novos modelos da Berlingo e Partner (B9). "A direcção e os trabalhadores acreditam que esses automóveis serão feitos em Mangualde. Há boas indicações nesse sentido. A partir daí, as coisas vão certamente entrar no ritmo normal", diz o mesmo trabalhador.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter