Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

08 março 2009

Mangualde – Encerramento da PSA Peugeot Citroen desmentido

Esta sim, é a notícia que nos dá grande prazer em colocar no nosso espaço. Pena é que a falta de ética jornalística de quem a lançou, sem ter efectuado a cabal confirmação da mesma... mas como este ano é de Carnaval até Outubro, muita matéria há-de vir à baila certamente.
F. Pau-Preto

Grupo PSA Peugeot Citroën garante que não vai fechar fábrica

In DAO TV de 05/03/02009


Apesar de "todas as fábricas do grupo terem uma previsão, para 2009, de uma quebra de vendas de 20 por cento, em relação a 2008", o responsável pela comunicação da casa mãe da construtora automóvel, Cicolella, defendeu que "fechar fábricas não é a melhor solução para fazer economias".
A mesma fonte revelou que o valor que o Grupo PSA Peugeot Citroën conseguiu economizar até 2008, com o plano de economia e competitividade que a empresa iniciou em 2007, foi de 1,4 mil milhões de euros. "Cem milhões de euros é, grosso modo, aquilo que se poderia ganhar com o encerramento de uma fábrica", referiu Laurent Cicolella, garantindo que a intenção do Grupo é "continuar a reduzir custos em 2009, mas não encerrar fábricas".
Segundo este responsável, o facto de o plano ter sido "lançado pelo Grupo em 2007, 1 ano e meio antes da crise, deu uma vantagem" em relação ao resto da indústria automóvel. "Mas, este primeiro semestre està muito difícil. Temos um stock ainda muito elevado", referiu.

A Peugeot Citroën (PSA), de Mangualde, também garantiu, ontem, que vai manter aberta a fábrica portuguesa de Mangualde, apesar da crise no sector.
"Essa notícia não tem qualquer fundamento. Não há qualquer indício desse tipo de situação", disse fonte do departamento de comunicação da fábrica do grupo PSA, reagindo a notícias publicadas ontem.
A edição do Diário Económico de ontem, que cita uma fonte não identificada do grupo francês, afirmava que a fábrica portuguesa pode não escapar a um encerramento definitivo depois de ter dispensado 400 trabalhadores temporários.
"Não faz sentido nenhum. Estamos todos a trabalhar num projecto para a fábrica", contrapôs a fonte da empresa em Mangualde.
"Se o mercado não recuperar ligeiramente vamos ter que encerrar algumas fábricas por tempo indeterminado e a de Mangualde pode ser uma delas. Estamos a estudar os efeitos deste encerramento e se tal acontecer é uma consequência inevitável da actua crise", escreveu o Diário Económico, citando fonte do grupo automóvel francês.
A fábrica da Peugeot Citroën de Mangualde tem a produção suspensa até segunda-feira, uma semana de paralisação iniciada no passado dia 2, justificada com a quebra no sector automóvel. A unidade emprega 800 funcionários, dos 1.200 que tinha ao serviço em 2008, depois de ter dispensado 400, a grande maioria trabalhadores temporários.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

e que mais sabe sobre este assunto?

10/5/09 23:46

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Site Meter