Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

17 fevereiro 2012

Peugeot / Citroën de Mangualde - supressão de um turno

Infelizmente a nossa terra está nas noticias. Oxalá seja uma fase passageira para todos os que vão perder o seu posto de trabalho. Aqui fica o registo da notícias pelos diversos órgãos de comunicação social.

Peugeot / Citroën de Mangualde acaba com um dos três turnos

TSF, Publicado 17 de Fevereiro às 00:05 por Amadeu Araújo

A administração da empresa, que tem mais de 1200 funcionários, vai suspender um dos três turnos. A decisão, apurou a TSF, já terá sido comunicada aos trabalhadores.

A decisão de suspender o terceiro turno foi comunicada aos trabalhadores, esta noite, à saída do último turno. O operários receberam a notícia com apreensão, mas a comissão de trabalhadores sublinha que a decisão ainda não é oficial.

Ouvido pela TSF, Jorge Abreu, presidente da comissão, não quis comentar a decisão da empresa e adiou esclarecimentos para esta sexta-feira (17 de Fevereiro), quando reunir, durante a manhã, com a administração da empresa.

Em causa estão cerca de 300 postos de trabalho. Estas três centenas de trabalhadores iniciaram funções em Outubro de 2010, quando a empresa retomou o terceiro turno de laboração que tinha sido eliminado, durante a crise mundial do sector automóvel em 2009.

Na altura, a administração referiu que os trabalhadores seriam contratados por seis meses, estando a sua continuidade dependente da evolução do mercado.

Em 2011, a fábrica da PSA de Mangualde obteve resultados animadores, faturou 400 milhões de euros, com as exportações a atingirem 97 por cento desse valor, e produziu 57 mil automóveis.

Números que se prevê que diminuam este ano e que tenham estado na base da decisão do construtor francês.

TSF, Publicado 17 de Fevereiro às 09:16 por Amadeu Araújo

A Peugeot/Citroen não vai renovar o contrato a 450 trabalhadores da sua fábrica de Mangualde em Abril, confirmou à TSF o responsável financeiro da empresa em Portugal.

Peugeot-Citroën de Mangualde suprime 450 postos de trabalho - Terceiro turno suprimido

PÚBLICO 17.02.2012 - 09:31

Este anúncio surge depois de se ter sabido que a fábrica vai suspender o terceiro turno de laboração que tinha retomado em finais de 2010, que ocupa 300 trabalhadores. A decisão foi comunicada ontem noite à saída do último turno, e ainda não era oficial, segundo o Diário de Notícias, que avançou a notícia no seu sítio electrónico.

O presidente da Comissão de trabalhadores da empresa, Jorge Abreu, não quis comentar a decisão e disse ao DN que daria mais esclarecimentos hoje de manhã, após uma reunir com a administração da empresa, marcada para as 9h30.

Elísio Oliveira lembrou (em declarações à rádio TSF) que, quando foi retomado o terceiro turno, a renovação dos contratos era uma situação que estava dependente da evolução do mercado. Assim a empresa ficará com 900 trabalhadores em dois turnos de laboração.

Apesar de no ano passado ter obtido resultados animadores, prevê-se menos actividade para este ano, o que estará na base desta decisão do construtor francês.

Esta unidade trabalha em estreita parceria com a fábrica de Vigo, também do Grupo PSA, e de Espanha já tinham chegado duas notícias que inquietaram os trabalhadores: a indicação de que, em Março, aquela fábrica vai parar por seis dias, e que tem o parque de produção de veículos prontos para entrega completamente cheio

O cenário agora colocado a esta fábrica portuguesa não surpreende, pois já em Outubro a Peugeot-Citroën, que é o maior construtor automóvel francês e o segundo maior europeu, anunciou o despedimento de cinco mil trabalhadores na Europa devido à crise e esta semana disse que em 2012 vai reduzir os seus investimentos e desfazer-se de activos, para compensar as perdas da sua actividade automóvel no ano passado.

Peugeot Citröen de Mangualde quer suspender laboração de 300 trabalhadores

Jornal de Negócios Online, 17 Fevereiro 2012 | 08:48

Depois de em finais de 2010 ter retomado a laboração do terceiro turno, pouco mais de um ano depois a fábrica da Peugeot Citroen (PSA) de Mangualde decidiu suspendê-lo. No ano passado a empresa atingiu números recorde na produção de veículos, mas os sinais recessivos para este ano ditaram o encerramento do terceiro turno, situação que já tinha sido equacionada em Outubro.

A decisão de suspender o terceiro turno da fábrica da PSA de Mangualde foi comunicada aos trabalhadores ontem à saída do último turno, avança a edição on-line do Diário de Notícias. Os trabalhadores receberam a notícia com "apreensão" mas a Comissão de Trabalhadores assegura que a decisão ainda não é oficial.

Jorge Abreu, presidente da Comissão, não quis comentar a decisão, ao DN, e adiou esclarecimentos hoje de manhã, quando reunir com a administração da empresa, num encontro marcado para as 9h30.

Em causa estão cerca de 300 postos de trabalho, que poderão segundo aquele jornal vir, eventualmente, a ser mais. Estas três centenas de trabalhadores iniciaram funções em Outubro de 2010, quando a empresa retomou o terceiro turno de laboração que tinha sido eliminado no auge da crise do sector automóvel mundial, em 2009.

Na altura a administração da empresa de Mangualde assegurou que os trabalhadores seriam "contratados por seis meses e a sua continuidade estaria dependente do evoluir de mercado", afirmou então Juan Codina que dirigia a unidade de Mangualde do construtor francês.

Em 2011, a fábrica da Peugeot Citroën em Mangualde obteve resultados animadores. A empresa faturou 400 milhões de euros, com as exportações a atingirem 97% desse valor. Produziu cinquenta mil automóveis números que se prevê que venham a diminuir em 2012 e que terão estado na base da decisão do construtor francês.

Recentemente, a marca francesa anunciou o despedimento de cinco mil trabalhadores na Europa devido à crise. Em 2008, a fábrica de Mangualde passou por um período díficil que se prolongou até finais de 2009, tendo, na altura, extinto centenas de postos de trabalho. No entanto, a situação foi ultrapassada e os mais de 500 trabalhadores que deixaram a fábrica em 2009 foram reabsorvidos com a melhoria das condições de mercado. Em Setembro, a PSA contava com 1300 funcionários.

Peugeot Citröen de Mangualde dispensa 450 trabalhadores

Económico 17/02/12, 10:20

A Peugeot Citroen não vai renovar o contrato a 450 trabalhadores da sua fábrica de Mangualde.

O responsável financeiro da empresa confirmou hoje à TSF que não vai renovar o contrato a 450 trabalhadores da sua fábrica de Mangualde em Abril.

A fábrica da Peugeot Citröen de Mangualde vai assim suspender o terceiro turno de laboração que tinha retomado em finais de 2010

Os trabalhadores vão ser dispensados devido aos sinais negativos para este ano, e apesar de a empresa ter atingido números recorde na produção de veículos no ano passado

450 despedimentos confirmados em Mangualde

DN, 17.02.2012, por Amadeu Araújo, Viseu

A fábrica PSA (Peugeot Citroen) de Mangualde acaba de confirmar ao Diário de Notícias que vai despedir 450 trabalhadores já a partir de Abril.

O administrador financeiro da empresa lembrou que em 2010, quando retomou o terceiro turno, "a decisão da sua continuidade estaria sempre dependente das vendas".

Elisio oliveira salienta que "esta é a única forma de manter a empresa a funcionar em Mangualde".

Os 450 trabalhadores a despedir são, na prática, contratados a prazo que não vão ver o seu vínculo renovado.

O DN já tentou ouvir a Comissão de Trabalhadores mas a mesma ainda não se mostrou disponível.

Também a Câmara Municipal de Mangualde, que cedeu uma parcela da Estada Nacional 16 para ampliar a fábrica, adiou esclarecimentos para mais tarde

Peugeot-Citröen de Mangualde acaba com terceiro turno

JN 17.02.2012 - 01.52, por Sandra Ferreira

A fábrica PSA Peugeot-Citröen de Mangualde vai acabar com o terceiro turno de fabrico. A decisão foi comunicada esta quinta-feira aos trabalhadores da empresa de Mangualde, no distrito de Viseu. O turno nocturno, assegurado por cerca de 300 trabalhadores, só vai sobreviver até ao final do próximo mês de Março.

"Podemos confirmar que os trabalhadores foram informados esta quinta-feira que, a partir do final de Março, a terceira equipa deixa de laborar", adiantou ao JN o presidente da Comissão de Trabalhadores da empresa, Jorge Abreu.

Os operários foram informados no início de cada turno, pelos respectivos directores de departamento. "Alguns trabalhadores abandonaram de imediato a empresa, apavorados e desesperados", afimou o mesmo responsável.

A Comissão de Trabalhadores espera receber mais informações, esta sexta-feira, durante uma reunião com a direcção da unidade fabril.

O turno da noite foi criado em Novembro de 2010, com a garantia de funcionar durante meio ano, até Abril do ano passado, mas acabou por conseguir sobreviver durante quase um ano.

Na altura, a administração da PSA justificou a criação do turno da noite com a necessidade de responder ao aumento de encomendas, nomeadamente dos antigos modelos Berlingo First e Peugeot Partner, produzidos apenas na unidade de Mangualde.

A diminuição de encomendas e a crise no sector automóvel deverão estar na base da decisão de acabar com a terceira equipa, composta por trabalhadores com contratos a prazo.

Em vez dos actuais 1200 trabalhadores, a unidade de Mangualde vai passar a laborar com dois turnos, compostos por cerca de 900 funcionários.

Os cerca de 300 trabalhadores que vão ficar sem trabalho, cumpriam um horário de seis ou oito horas, partir das 23 horas.

Peugeot/Citroën de Mangualde vai despedir 450 trabalhadores

Jornal I, por Beatriz Silva, publicado em 17 Fev 2012 - 10:23

A fábrica PSA Peugeot/Citroën de Mangualde vai despedir 450 trabalhadores, a partir de Abril, avança o diário de Notícias.

Elísio Oliveira salienta que "esta é a única forma de manter a empresa a funcionar em Mangualde".

A administração da empresa vai suspender o terceiro turno. A decisão foi comunicada esta noite aos trabalhadores.

Em causa estão cerca de 300 postos de trabalho. Em declarações à TSF, Jorge Abreu, presidente da comissão, não quis comentar a decisão da empresa.

A fábrica PSA de Mangualde, que tem mais de 1200 funcionários, vai suspender o terceiro turno, que foi retomado em Outubro de 2010, após o encerramento durante a crise automóvel em 2009.

Em 2011, a fábrica da PSA de Mangualde obteve bons resultados, com uma facturação de 400 milhões de euros. As exportações atingiram 97% desse valor, tendo sido produzidos 57 mil automóveis.

Este ano, prevê-se o cenário oposto. Em Outubro a Peugeot-Citroën, que é o maior construtor automóvel francês e o segundo maior europeu, anunciou o despedimento de 5000 trabalhadores na Europa devido à crise e esta semana disse que em 2012 vai reduzir os investimentos e desfazer-se de activos, para compensar as perdas da actividade automóvel no ano passado.

06 fevereiro 2012

Base Local - Conferência "Recursos e Economia"

No passado dia 4 de Fevereiro de 2012, a Base Local promoveu a conferência "Recursos e Património" nas maravilhosas instalações da Quinta da Cerca em Guimarães de Tavares.

Tal como a primeira iniciativa "Encontro de gerações", a sala esteve muito bem preenchida e a Base Local na pessoa do Eng. Vitor Nabais estão de parabéns pela excelente iniciativa, oxalá venham mais.

Aqui deixamos o convite que nos foi endereçado em jeito de agradecimento público.

 
Site Meter