Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

19 outubro 2010

Rankings das escolas de Mangualde - Ensino Secundário


Relativamente ao ensino secundário e ao posicionamento da única Escola Secundária de Mangualde – a ES/3 Dr.ª Felismina Alcântara, e de entre as escolas públicas a nível nacional, segundo o Público encontra-se posicionada ligeiramente abaixo da fasquia das 150 primeiras, num universo de 486 escolas. Já segundo o DN ocupa a posição 169. A média dos exames e de acordo com todos os jornais utilizados foi sempre positiva.

Nos rankings com todas as escolas, independentemente, do número de provas e dos critérios utilizados, posiciona-se sempre entre as primeiras 250 escolas, o que a nosso ver é de salutar e estão mais uma vez de parabéns toda a comunidade educativa que contribuiu para tal.

Rankings das escolas de Mangualde - 3.º Ciclo

A elaboração dos rankings das escolas tendo por base os resultados dos seus alunos nos exames nacionais e, em concreto o posicionamento de cada escola deverá ser lido com algum cuidado, pois as condições base de cada escola não são iguais e os jornais utilizaram distintos critérios para efectuar as suas análises.

Por outro lado, e da nossa perspectiva não é de todo relevante se uma escola esteja à frente ou atrás da outra, o que interessa sim é encontrar as melhores soluções para aqueles alunos na comunidade educativa em causa.

Segundo o Jornal Público, num universo de 1295 escolas, as 3 escolas de Mangualde onde é administrado o 9.º ano de escolaridade encontram-se no primeiro quarto da tabela (R1 - Posição independentemente do número de provas), mas utilizando outro critério para a elaboração do ranking (R2 - Posição das escolas com 50 ou mais exames realizados) as 3 escolas encontram-se no primeiro terço da tabela.


Segundo o Diário de Notícias, na elaboração do seu ranking utilizou como critério a média dos exames de Português e Matemática, o que não defere muito do ranking do outro jornal, à excepção da escola de Ana de Castro Osório, que neste ranking ganhou uns lugares.


Já o jornal Correio da Manhã elaborou o seu ranking por distrito, o que significa um universo de apenas 97 escolas. Tal como nas situações anteriores, as 3 escolas de Mangualde encontram-se também no primeiro terço da tabela.



07 outubro 2010

Apresentações do livro

No dia 11 de Setembro de 2010, foi efectuada uma apresentação do livro "A Leitaria Carola, o primeiro café de Mangualde e as suas receitas centenárias" no café da FNAC em Viseu, tendo sido possível experimentar cinco das receitas do livro. As receitas foram as Raivas (confecionadas pela D. Graça Pau-Preto), Queques, Bolo Prata, Pão-de-ló fino e Pão-de-ló muito fino, tendo estas últimas 4 receitas sido confecionados pela Pastelaria Madeira.


No sábado seguinte, dia 18 de Setembro de 2010, no Hotel Palace nas Termas de São Pedro do Sul, foi a vez da Confraria Gastronómica do Dão tomar gosto ao Pão-de-ló fino e ao Pão-de-ló muito fino que brevemente serão comercializados pela Pastelaria Madeira.

06 outubro 2010

CADERNOS DA TERRA N.º 1 - Lançamento

No passado dia 10 de Setembro de 2010, na Biblioteca Municpal de Mangualde, por volta das 21:15, deu-se início a uma pequena e informal cerimónia do lançamento do n.º 1 da Coleccção dos CADERNOS DA TERRA.

Para a apresentação deste primeiro livro, intitulado "
Leitaria Carola, o primeiro café de Mangualde e as suas receitas centenárias", o director do Jornal Renascimento teceu breves palavras, seguido do autor que apresentou sumariamente alguns dos conteúdos abordados no livro. A sessão foi encerrada pela Sr. Presidente da Autarquia, a quem agradecemos o apoio e participação.

No final os presentes tiveram direitos a experimentar 5 diferentes tipos de receitas que constam no livro: Raivas, pão-de-ló muito fino, pão-de-ló fino, bolo prata e queques, acompanhado de espumante.

Em jeito de registo aqui fica a notícia do lançamento do livro publicada no Jornal Renascimento n.º 555, de 1 de Outubro de 2010.

Uma nota final de apreço para os funcionários da biblioteca municipal pelo auxílio prestado na organização do evento, especialmente na montagem da exposição e na organização dos comes e bebes.



 
Site Meter