Site Meter

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos com ligações a Mangualde que por motivos pessoais ou profissionais se encontram a viver ou a trabalhar noutras localidades.

Este Movimento é apartidário e pretende ser um contributo de cidadania, tendo por objectivo despertar o interesse da comunidade para determinadas temáticas associadas aos desenvolvimento local e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

19 novembro 2008

Ranking de Escolas Básicas - Jornal Público

Baseado no Suplemento do PÚBLICO n.º 6791, de 3 de Novembro de 2008

No passado ano lectivo de 2007/08, realizaram-se exames do 9.º ano em 1192 escolas do Continente e o Jornal Público ordenou-as da melhor para a pior média.

Critérios:

R1- Ranking 1: posição que ocupam independentemente do número de provas.
R2- Ranking 2: só se consideram as escolas onde foram feitos pelo menos 50 exames”.

PU – Escolas Públicas
PRIV. – Escolas Privadas


Na tabela-síntese que se encontra em baixo, encontram-se os valores referentes às escolas básicas, nas quais decorreram exames do 9.º ano de escolaridade do nosso concelho, seguidas das duas escolas do distrito de Viseu (privadas e públicas) melhores posicionadas e ainda, a título de referência, as escolas com a melhor e a pior classificação do País, nos dois rankings.

.












Mais uma vez se demonstra que no interior também se trabalha e bem, as comunidades educativas envolvidas, desde os docentes aos discentes, passando pelos auxiliares estão de parabéns.

Ranking de Escolas Secundárias - Jornal Público

Baseado no Suplemento do PÚBLICO n.º 6791, de 3 de Novembro de 2008

Critério:
Média, por concelho, das oito provas mais concorridas e localização das escolas com maiores e menores notas.

Rank. PU = ranking com apenas escolas públicas
.
R1 = Ranking geral com as 604 escolas.
R2 = Ranking onde foram apenas contabilizadas as escolas com 5
0 ou mais exames.
Rank. PRIV. = ranking com apenas escolas privadas

Escolas públicas – 487 escolas ordenadas da melhor para a pior nota.

Fonte: Suplemento do PÚBLICO n.º 6791, de 3 de Novembro de 2008

Tal como se pode constatar neste ranking, e em minha modesta opinião, a comunidade educativa da ESFA continua de parabéns. Encontra-se posicionada no 1.º quinto da tabela, a única escola do distrito que se encontra à sua frente é a Alves Martins e a seguinte encontra-se mais de 20 lugares atrás. A título de referência veja-se que a escola pública com melhores resultados surge apenas no R1 na 19.ª posição, e se contabilizadas apenas as escolas com mais de 50 exames, surge então em 13º. Na mesma tabela são ainda apresentadas as escolas públicas com os piores resultados .


Escolas privadas – 117 escolas ordenadas da melhor para a pior nota
(apenas são indicadas as 5 escolas com melhores resultados nos exames)








Se é pai e considera a educação como algo de prioritário para o futuro dos seus filhos e se possui bastante disponibilidade financeira, inscreva desde já os seus filhos nas listas de espera das seguintes escolas, claro que se pertencer a alguma prelatura pessoal, a coisa pode ser mais fácil…

Ranking de Escolas Secundárias - Posicionamento da ESFA | JN e CM

Mais um ano e novamente os rankings de escolas, e tal como afirmámos no ano passado, eles valem o que valem e terá que se ter cautela na leitura dos mesmos, dado que a grande discricionariedade de critérios utilizados pelos diferentes jornais. Exemplo disso mesmo é o afirmado por Pedro Tavares na edição do DN de 3 de Novembro “Critérios diferentes alteram lista tanto no topo como no fim“, bem como, “elaborar um ranking de escolas com base nos resultados dos exames nacionais do secundário implica a adopção de critérios, sempre passíveis de serem questionados.”

Outra razão prende-se com o facto dos critérios “misturarem no mesmo saco” as escolas públicas com as privadas sem diferenciar uma questão fundamental: Nas melhores escolas privadas os seus piores alunos são impedidos de irem a exame na própria escola. E aonde é que eles vão fazer o exame ? Alguém descobre ! Pois é, vão às escolas públicas fazer os exames… Contudo, os rankings se analisados pela positiva e com os devidos cuidados a ter na leitura dos dados poderão fornecer preciosas pistas a todos os docentes que trabalham diariamente e se esforçam em preparar os seus alunos. A todos eles, e apesar do clima actual, os meus parabéns.

Para quem estiver interessado na informação em bruto, o Ministério da Educação disponibiliza-a em http://sitio.dgidc.min-edu.pt/JNE/Paginas/default.aspx

No JN, as regras foram as seguintes: “O ranking está ordenado pelas classificações de exame (CE) nas oito disciplinas com o maior número de inscrições. Relativamente ao ano lectivo 2007/08 são 608 as escolas, públicas (PUB - 485) e privadas (PRI - 123), que se apresentam ordenadas da melhor para a pior (Nº CE). Ao mesmo tempo, é também possível verificar qual a média correspondente da classificação interna de frequência (CIF) e a classificação final da disciplina (CFD), que resulta da nota de exame (com um peso de 30%) e da nota final da disciplina (com um peso de 70%). Da diferença entre a classificação de exame e a classificação interna de frequência (CIF-CE) resulta um valor que permite verificar a influência que uma nota final ou de exame demasiadamente baixa, ou demasiadamente alta, possa ter na classificação final. Como o ranking deste ano se rege pelos mesmos critérios dos anos anteriores (até há três anos a apresentação escolhida pelo JN era ordenada pelo critério CFD), é possível verificar a posição de cada escola na seriação efectuada nos anos anteriores e conhecer, assim, a respectiva evolução. “

No caso da nossa ESFA relativamente ao ano lectivo 2007/08, infelizmente baixou o seu escalonamento da 52.ª posição (2006/07) para 134.ª posição num universo de 608 escolas. Se tivermos em consideração apenas as escolas públicas, então ocupa a 78.ª posição em 485 escolas públicas. Fomos a segunda melhor escola do distrito, atrás da Secundária Alves Martins em Viseu, na 62.ª posição. De modo a demonstrar a discricionariedade dos critérios, e comparando com o ranking do Correio da Manhã, informa-se que a ES/3 de Carregal do Sal neste ranking surge na 180ª posição.

O ranking as escolas secundárias do Correio da Manhã “é elaborado tendo em conta os resultados dos exames nacionais… e é encontrada a média de todos os exames nacionais, de todas as disciplinas, realizados pelos alunos internos de cada escola, nas 1.ª e 2.ª fases. Como o Ministério da Educação não elabora ranking, cada órgão de comunicação social tem a sua lista própria, pois os critérios não são iguais. No ranking CM estão as 605 escolas onde foram realizados 25 ou mais exames. No final, estão indicadas outras cinco escolas onde neste ano não se atingiu as 25 provas.”

Neste ranking a ESFA encontra-se na posição 146, tendo sido contabilizados 610 exames, com uma média de 14,18 valores. A título de comparação e posicionadas em melhor posição a nível distrital surge
a Alves Martins na 75.ª posição e a ES/3 de Carregal do Sal na 138ª posição.

Encerro com o alerta inicial e para tal, relembra-se
que no ranking do JN esta última escola encontrava-se bem atrás da ESFA em 180, e neste ranking encontra-se à frente …

17 novembro 2008

Peugeot-Citroën pára e Mitsubishi reduz produção

Esta notícia não é para alarmismos, dado que esta paragem estava há já algum tempo
prevista. Esperemos que esta unidade fabril permaneça longo tempo na nossa terra para bem de todas as famílias da região que dela dependem.

Fábricas justificam encerramentos com queda nas encomendas

DN, 12 de Novembro, por LEONOR MATIAS

A produção da Mitsubishi, no Tramagal, está em queda, e a fábrica da Peugeot-Citroen, em Mangualde, vai parar entre os dias 10 e 23 de Dezembro. A Autoeuropa pára já na próxima segunda-feira a produção dos monovolumes por cinco dias, e volta a suspender a produção entre os dias 11 e 21 de Dezembro. A unidade de Ovar da Toyota Caetano é a excepção, com a produção a crescer 14,8% em Outubro. Helder Pedro, da Associação do Comércio Automóvel (ACAP) , disse ao DN que é "natural" que as fábricas se ressintam da quebra das encomendas, uma vez que 95% da produção se destina à exportação.

As fábricas nacionais exportam sobretudo para França, Espanha e Alemanha, e de acordo com o responsável da ACAP, estes mercados estão em quebra. Os dados da ACAP referentes à produção em Outubro ainda não estão disponíveis.

Jorge Rosa, presidente da Mitsubishi do Tramagal confirmou ao DN que a a produção de Outubro está em linha com a registada em Setembro, e que revelou um decréscimo de 33,2% face a igual mês de 2007. O mês passado "a quebra foi semelhante à do mês anterior". Questionado sobre as perspectivas para Dezembro, o responsável da marca japonesa diz que face às encomendas recebidas a quebra vai manter-se, e acrescenta que "2009 vai ser pior".

O investimento para a montagem de um novo modelo no Tramagal a partir de 2011 "não está em causa", garante Jorge Rosa.

Fonte da Peugeut-Citroen, em Mangualde, confirmou que entre os dias 10 e 23 de Dezembro a fábrica vai parar a produção dos modelos Peugeot Partner e Citroen Berlingo , com recurso ao banco de horas, mas mantém a meta de produzir até final do ano 60 mil veículos. A unidade dá emprego a 1400 pessoas e é considerada a principal empregadora na região.

Em Dezembro, os trabalhadores da Autoeuropa afectos à montagem dos MPV apenas laboram dez dias, a 11 a fábrica pára a produção do Sharan e do Alhambra a que se junta nos dias 18,19,22 e 23 os modelos Eos e Scirocco.

A Toyota em Ovar montou 588 modelos Dyna e Hiace, mais 14,5% que em igual mês de 2007. A produção projectada para 2008 ascende a 5915 unidades e a fábrica mantém a meta. O acréscimo deve-se, refere fonte da empresa: "à conquista de novos mercados europeus".

04 novembro 2008

Museu do Porco no edifício da GNR

Por RUI BONDOSO, in JN de 3 de Novembro de 2008

O porco vai ter direito a um museu em Mangualde, cidade que é conhecida pela capital da febra. A obra vai custar cerca de dois milhões de euros. O museu seguirá objectivos gastronómicos e pedagógico-didácticos.

O presidente da Câmara de Mangualde, António Soares Marques, quer criar o Museu do Porco e instalá-lo no edifício apalaçado onde funciona actualmente o quartel da GNR, à saída da cidade.
O projecto do espaço museológico, único no país, foi candidatado às verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). A obra está orçada em cerca de dois milhões de euros.
"Estamos a negociar com a tutela a transferência da GNR para o antigo quartel dos bombeiros, mais central e mais operacional para aquela força de segurança", explica Soares Marques.
O Museu do Porco "justifica-se pela enraizada tradição do concelho na produção, comercialização e distribuição da carne de suíno", explica o autarca, sublinhando que a infra-estrutura seguirá objectivos gastronómicos e pedagógico-didácticos.
"Há uma lacuna que pretendemos colmatar, que é explicar às crianças, por exemplo, como é que um derivado do porco aparece nas nossas mesas. Explicar também o que é a matança do porco, ou ainda que respresentação tem a sua carne no contexto religioso".

Processo das estradas da Beira acusado de irregularidades

Por Ana Fernandes in PÚBLICO de 24.10.2008

Opiniões deixadas na consulta pública terão sido alteradas e as conclusões falseadas, dizem associações. Estradas de Portugal rejeita quaisquer irregularidades

O processo de decisão sobre três ligações rodoviárias na serra da Estrela tem "graves irregularidades" já que houve "total viciação dos dados do relatório" de avaliação ambiental, acusa a Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela. Isso mesmo irá dizer hoje em conferência de imprensa, onde pedirá a anulação dos estudos.
Em causa estão os traçados do IC6, que atravessa a serra, de Seia à Covilhã, do IC37, que pretende ligar o IC6 a Nelas e Viseu, e do IC7 que ligará Catraia dos Poços (a leste de Coimbra) a Celorico da Beira ou Fornos de Algodres, conforme os cenários alternativos que estiveram em estudo.
A necessidade de construir mais estradas numa zona que já é servida por várias ligações é uma das principais críticas feitas pelas associações que integram a plataforma. Sobretudo porque o cenário que acabou escolhido para o traçado do IC6 e IC7 não aproveita a estrada da Beira, e que poderia ser melhorada sem os custos económicos e ambientais que a construção de uma via paralela totalmente nova gera.
Obsessão rodoviária.
Se a opção feita nesta avaliação for avante, passariam a existir, entre o litoral e Espanha, num corredor com 30km de largura, três auto-estradas ou vias rápidas paralelas, "o que é um total absurdo", diz Rómulo Machado, vice-presidente da Associação Amigos da Serra da Estrela.
Mas a crítica mais grave feita pela plataforma diz respeito a alegadas irregularidades no processo de decisão. Acusando os promotores de terem unicamente como objectivo validar um dos cenários em discussão (cenário C), as associações dizem que as posições que assumiram na discussão pública da avaliação ambiental estratégica do Plano Rodoviário Nacional (PRN) na Região Centro Interior foram alteradas.
Não é verdade, diz a Estradas de Portugal. "Os contributos, grosso modo, das entidades associadas às questões patrimoniais e ambientais, vão no sentido da não aceitação plena de nenhum dos cenários tal como foram concebidos, o que, por isso, se traduziu na categoria 'Nada Fazer'." De facto, muitas das opiniões foram assim classificadas, algo que Rómulo Machado, da Associação dos Amigos da Serra da Estrela, critica por considerar que não corresponde à verdade.
A questão é que foram várias as associações, não só as que integram a plataforma, mas também outras de âmbito local e nacional, assim como a Câmara de Celorico da Beira, que, no caso da ligação entre Seia e Viseu, optaram pelo cenário A. Porém, no relatório, surge apenas uma entidade a defender esta opção. Na realidade, terão sido dez. Além disso, o relatório defende o Cenário C, por ser o que mais se afasta da Rede Natura, do Parque Natural da Serra da Estrela e da mancha vinícola do Dão. Uma "conclusão falsa", diz a plataforma, argumentando que basta olhar para o mapa para o comprovar.
Opção desastrosa
A Estradas de Portugal diz que esta afirmação é falsa. "Com efeito, o Cenário C, aprovado em sede de Declaração Ambiental, não interfere com o Sítio de Interesse Comunitário Carregal do Sal nem com a espécie da flora (Narcissus scaberulus) que mais importa preservar." E conclui que se reafirma "a orientação da consulta pública para a escolha do Cenário C como preferencial, tendo em atenção o número significativo de participações que o elegeu".
A plataforma acrescenta que na declaração ambiental se defende que o Cenário C corresponde ao que está previsto no PRN quando na realidade é o Cenário A que está contemplado neste plano. "A opção pelo Cenário C nesta parte da rede é desastrosa tanto do ponto de vista ambiental como económico, social e até de conectividade rodoviária, como demonstra a coincidência de posições entre as associações ambientalistas, empresariais, de agricultores, de produtores florestais e de municípios", diz a plataforma.

 
Site Meter